PSOL e PT se reúnem hoje com a Agergs para tratar da CEEE Equatorial
PT e PSOL RS

PSOL e PT se reúnem hoje com a Agergs para tratar da CEEE Equatorial

Milhares de gaúchos sofrem com a falta de energia elétrica uma semana após temporal

Mandato Luciana Genro 22 jan 2024, 10:06

Foto: Reprodução

Após o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16), centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz. Diante dessa situação, o PSOL-RS e o PT-RS solicitaram reunião com Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do RS (Agergs). Na pauta, os recorrentes problemas de abastecimento de energia na área de concessão da CEEE Equatorial que prejudicam a população não somente em situações de emergência. A reunião será nesta segunda-feira (22), às 14h30min.

Representando o PSOL, participarão da reunião a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), o presidente do PSOL-RS, Jurandir Silva, o presidente do PSOL Porto Alegre, Roberto Robaina, e a vice-presidente do PSOL Porto Alegre, Tamyres Filgueira. Representando o PT, estarão presentes Maria do Rosário, deputada federal, e Juçara Dutra, presidente estadual do PT.

A Agergs é o órgão responsável por fiscalizar o serviço das empresas privadas ligadas ao Estado e, portanto, deve prestar contas à sociedade acerca dos problemas enfrentados com a Equatorial. 

Na quinta-feira (18), ainda havia 454 mil pessoas sem energia elétrica no Estado. Com a falta de luz, a população recorre a restaurantes, cafés, shoppings e casas de amigos e parentes para acessar a internet e carregar aparelhos eletrônicos.

A CEEE foi privatizada por iniciativa do governo de Eduardo Leite em 2021, após aprovação em 2019, com voto contrário do PSOL e do PT, mas com apoio da maioria dos deputados estaduais, incluindo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que à época era parlamentar na Assembleia Legislativa.

“Além do serviço ter piorado muito, a privatização também dificulta a fiscalização por parte do Parlamento, porque, sendo uma empresa privada, não podemos cobrar diretamente do governo acerca dos problemas enfrentados. Cria-se uma interpretação de que as pessoas são clientes de uma empresa, e não cidadãos com direitos”, afirma Luciana Genro.

Desde que assumiu o serviço, a CEEE Equatorial já foi multada em mais de R$ 57 milhões pela Agergs, principalmente por demora em restabelecer o abastecimento de energia. Uma das críticas que têm sido feitas à empresa é a falta de retorno para aqueles que estão sem energia. “Desde a privatização, temos visto a situação se repetir: há um temporal, as pessoas ficam sem luz e sem água, devido à falta de energia nas estações”, diz Roberto Robaina.

Em julho de 2023, Luciana Genro e Jurandir Silva já haviam encaminhado ofício à CEEE Equatorial cobrando o religamento da luz em residências que ficaram até cinco dias sem energia no sul do Estado, principalmente em Pelotas e São Lourenço do Sul.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 out 2025

Castro realiza a maior chacina da história do Brasil

O criminoso Cláudio Castro tem que sair do Palácio Guanabara para a prisão, sob pena de vermos novas chacinas promovidas pelo Estado e envelopadas como política de segurança pública
Castro realiza a maior chacina da história do Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores