Dois de fevereiro é celebrado como Dia de Iemanjá pela primeira vez em Porto Alegre
WhatsApp-Image-2024-02-02-at-17.15.34

Dois de fevereiro é celebrado como Dia de Iemanjá pela primeira vez em Porto Alegre

A data entrou para a história de Porto Alegre como a primeira vez que Iemanjá é reconhecida e celebrada oficialmente, graças à lei proposta pela suplente de vereadora Fran Rodrigues (PSOL). Pelo fim do racismo religioso! Odoyá!

Fran Rodrigues 2 fev 2024, 19:48

Esta é a primeira vez que o dia 02 de fevereiro será celebrado oficialmente como Dia de Iemanjá em Porto Alegre. Até o ano passado, o feriado municipal constava no calendário do Município apenas como Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em referência apenas à forma católica do festejo religioso, mesmo com a cidade promovendo uma das maiores festas à Iemanjá do Estado.

O projeto de lei (350/21) que instituiu a data no calendário oficial da Capital é de autoria da vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL), e foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores no dia 26 de junho de 2023, dando reconhecimento a pluralidade tão característica de nossa cidade, mas silenciada por muitos.

Para Fran Rodrigues, incluir Iemanjá de forma oficial no calendário é uma maneira institucional de reconhecer o sincretismo existente em Porto Alegre, contribuindo para o combate ao racismo religioso e promovendo a diversidade e igualdade racial no município.

A preocupação da vereadora não é à toa, de forma recorrente vemos violências provocadas pelo preconceito. Recentemente, no dia 21 de janeiro, a estátua da Mãe Oxum em Ipanema foi vandalizada, por exemplo. As pichações no monumento, que faz parte do patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre, incluíam dizeres como “monumento pagão”. Tais atitudes exprimem e fomentam a demonização e marginalização das religiões de matriz africana, abrindo margem para mais e maiores violências.

Contato Fran Rodrigues: (51) 51 99726 0602.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"