Em memória de Stalin Pérez Borges
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-11.23.03

Em memória de Stalin Pérez Borges

O combativo dirigente trotskista venezuelano faleceu hoje, 28/02, em Buenos Aires

Hoje perdemos Stalin Pérez Borges, dirigente sindical e líder político trotskista venezuelano.

Stalin foi um grande dirigente sindical e líder politico venezuelano e latinoamericano. Foi militante do MIR, dirigente do PST/La Chispa e fundador de Marea Socialista. Nos últimos anos, militava junto à organização quartista LUCHAS e, junto com Luís Bonilla e outros companheiros, era responsável pelo periódico eletrônico Insisto y Resisto.

Stalin Pérez Borges foi nosso parceiro desde sempre e parte da corrente histórica trotskista latinoamericana. Estivemos juntos em momentos decisivos da luta de classe na Venezuela. Foi fundador da UNETE e, num esforço comum com o MES/PSOL brasileiro, o MST argentino e o La lucha Continua (hoje Sumate) peruano, fundou Marea Socialista e animou seu ingresso no PSUV de Hugo Chaves, onde atuamos com independência e combatividade.

Stalin dirigiu nossa corrente venezuelana com independência em relação ao governo bolivariano de Hugo Chaves e foi um dos principais dirigentes na luta histórica dos metalúrgicos de SIDOR pela nacionalização da Siderúrgica do Orinoco. Esteve à frente do seu sindicato em Carabobo, dirigindo importantes batalhas dentro e fora da arena sindical. Com Marea Socialista, foi líder de uma fração importante do movimento operário venezuelano independente e combativo.

Perdemos Stalin na manhã desta quarta-feira, 28/02/24, em Buenos Aires, após mais de 21 dias de luta contra as complicações de uma pancreatite. Ele deixa Marilu Coello, sua companheira de toda a vida, e dois filhos, além uma legião de companheiros de lutas por todo continente.

Stalin Pérez Borges, presente!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores