Em memória de Stalin Pérez Borges
O combativo dirigente trotskista venezuelano faleceu hoje, 28/02, em Buenos Aires
Hoje perdemos Stalin Pérez Borges, dirigente sindical e líder político trotskista venezuelano.
Stalin foi um grande dirigente sindical e líder politico venezuelano e latinoamericano. Foi militante do MIR, dirigente do PST/La Chispa e fundador de Marea Socialista. Nos últimos anos, militava junto à organização quartista LUCHAS e, junto com Luís Bonilla e outros companheiros, era responsável pelo periódico eletrônico Insisto y Resisto.
Stalin Pérez Borges foi nosso parceiro desde sempre e parte da corrente histórica trotskista latinoamericana. Estivemos juntos em momentos decisivos da luta de classe na Venezuela. Foi fundador da UNETE e, num esforço comum com o MES/PSOL brasileiro, o MST argentino e o La lucha Continua (hoje Sumate) peruano, fundou Marea Socialista e animou seu ingresso no PSUV de Hugo Chaves, onde atuamos com independência e combatividade.
Stalin dirigiu nossa corrente venezuelana com independência em relação ao governo bolivariano de Hugo Chaves e foi um dos principais dirigentes na luta histórica dos metalúrgicos de SIDOR pela nacionalização da Siderúrgica do Orinoco. Esteve à frente do seu sindicato em Carabobo, dirigindo importantes batalhas dentro e fora da arena sindical. Com Marea Socialista, foi líder de uma fração importante do movimento operário venezuelano independente e combativo.
Perdemos Stalin na manhã desta quarta-feira, 28/02/24, em Buenos Aires, após mais de 21 dias de luta contra as complicações de uma pancreatite. Ele deixa Marilu Coello, sua companheira de toda a vida, e dois filhos, além uma legião de companheiros de lutas por todo continente.
Stalin Pérez Borges, presente!