Família de Luciana Genro é ameaçada por atuação da deputada a favor da população palestina
AMEAÇA2

Família de Luciana Genro é ameaçada por atuação da deputada a favor da população palestina

Mensagem apócrifa foi enviada pelo Instagram, Deputada gaúcha prestará queixa contra o autor nesta quinta-feira

Mandato Luciana Genro 22 fev 2024, 14:00

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) recebeu uma ameaça direcionada à sua mãe, a médica e ex-primeira-dama Sandra Genro, por sua defesa feita em relação ao povo palestino. A ameaça veio através de uma mensagem enviada por um perfil no Instagram que não possui identificação nem foto. O texto informa um endereço residencial da família Genro e intima a deputada a parar de declarar apoio à população palestina.

“Gosta de apoiar os palestinos e não apoia Israel, né, Luciana? sabe quem mora na rua (neste trecho da mensagem, é informado um endereço residencial)? Mamãe, né? Acho bom parar de falar merda”, diz a mensagem. 

O usuário é identificado apenas como “shhhdhdbe” e enviou a mensagem às 19h19 de terça-feira (20). O endereço informado na mensagem não é o de Sandra Genro, mas sim de outra pessoa da família de Luciana.

“Trata-se de uma ameaça clara, com a exposição de endereço privado de pessoas da minha família que não têm nenhuma relação com minha atuação política, com a intenção de silenciar a minha voz.”, disse Luciana Genro. “Não me intimidam e não irão calar as vozes em defesa de uma população que vem sendo dizimada. É preciso uma investigação séria para identificar a autoria desta ameaça e proceder à punição dos envolvidos”, declarou a deputada.

Ao tomar conhecimento sobre a ameaça nesta quarta-feira (21), a parlamentar – que estava em deslocamento para Pelotas, onde cumpre uma série de agendas – entrou em contato com a delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). Luciana Genro irá registrar um boletim de ocorrência na quinta-feira (22), às 14h, na sede da DPCI, em Porto Alegre (Av. Pres. Franklin Roosevelt, 981).

A deputada vem sendo perseguida, caluniada e atacada pela extrema direita e pelo sionismo por sua atuação em defesa da população palestina e pela denúncia do genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza. Além de ser alvo de um pedido de cassação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, Luciana Genro é alvo de um pedido de investigação do Ministério Público, devido a uma denúncia feita por deputados da extrema direita, que a acusam inclusive de “negação do Holocausto” – sendo que a família da deputada é de origem judia e, inclusive, possui integrantes que foram exterminados no campo de concentração de Auschwitz pelo regime nazista.

“Essa perseguição toda que estou sofrendo não é apenas contra mim, mas contra todos que se levantam em apoio ao povo palestino. O presidente Lula também tem sido alvo de uma campanha mentirosa por suas declarações necessárias e coerentes sobre o tema. Agora, com esta ameaça direta à minha família, todos os limites foram ultrapassados por aqueles que não aceitam a ideia de uma Palestina livre da opressão, do colonialismo e do apartheid israelense”, disse Luciana Genro.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi