Mariana Conti propõe CPI da Água em Campinas
Mariana-Conti.3jpg

Mariana Conti propõe CPI da Água em Campinas

Vereadora do PSOL quer apurar os impactos causados pela política de expansão urbana sobre os recursos hídricos da cidade

Mandato Mariana Conti 25 mar 2024, 12:11

Foto: Ascom Mariana Conti

A vereadora Mariana Conti apresentou, na quarta-feira (20), um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Campinas para apurar os impactos causados pela política de expansão urbana sobre os recursos hídricos da cidade. Mariana alega que há uma sequência de legislações que promovem a expansão urbana desenfreada e que flexibilizam normas ambientais para a construção de empreendimentos imobiliários, o que seria caracterizado como um crime ambiental promovido pela Prefeitura de Campinas.

“Essa política de expansão desenfreada, com devastação ambiental e contaminação das águas, representa sérios riscos de escassez de água no futuro, com a morte de rios e nascentes”, argumenta a proponente do pedido de CPI e que, se aprovado, presidirá seus trabalhos. 

O Projeto de Lei Complementar 88/2023, que deve ser votado nesta quarta-feira (20), é apontado pela vereadora como mais uma dessas normas. Os efeitos das mudanças climáticas também são levantados como ponto de partida para as discussões acerca do tema da qualidade e da disponibilidade da água à população.

No documento protocolado há uma série de considerações e casos concretos de impactos já sentidos no rio Atibaia – responsável pelo abastecimento de toda a população de Campinas -, no Rio Capivari e no córrego Piçarrão.

“Nós já estamos em uma situação de estresse hídrico, com uma oferta abaixo do ideal. Lá na frente, com as mudanças climáticas e os eventos extremos, é possível que enfrentemos uma nova seca, a crise hídrica igual ou pior do que em 2014. Nossa água não está sendo protegida para esses momentos futuros de possível escassez, mas sim atacada cotidianamente. É necessário barrar a contaminação e a degradação das nossas águas para garantir a saúde dos rios e das nascentes e a disponibilidade hídrica. É necessário também responsabilizar todos os envolvidos nesse verdadeiro crime ambiental.” comenta Mariana.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi