PL ‘Vini Jr’ é aprovado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS
Lei Vini Jr

PL ‘Vini Jr’ é aprovado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS

Projeto de lei apresentado pela deputada Luciana Genro visa combater o racismo no futebol

Mandato Luciana Genro 27 mar 2024, 14:12

Foto: Mariana Czamanski/ ALRS

Avança na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o projeto de lei “Vini Jr.”, de autoria da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que visa se somar no combate ao racismo no futebol. O PL 267/2023 foi aprovado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, após já ter passado pela de Constituição e Justiça.

A proposta busca instituir o “Protocolo de Combate à Discriminação”, a ser aplicado em estádios e arenas esportivas em casos de suspeita de racismo, injúria racial ou homofobia. O projeto determina que a partida seja interrompida até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos. Se, mesmo após essas duas medidas, a situação seguir, a partida deverá ser encerrada.

O nome do projeto homenageia o jogador brasileiro Vinícius Júnior, que vem sendo vítima constante de racismo em jogos na Europa. Ele recentemente se pronunciou afirmando estar cada vez com menos vontade de jogar devido a estes episódios. 

“É uma situação triste e revoltante, que vem ocorrendo repetidamente. O racismo precisa ser combatido de forma veemente no futebol e em todos os lugares. Essa proposta tem um papel didático, de ensinar que práticas racistas terão consequências concretas nas competições esportivas”, afirma Luciana Genro.

O PL é baseado em lei semelhante já aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria do deputado Professor Josemar, também do PSOL. O protocolo da própria FIFA para casos de conduta discriminatória registrados durante as partidas foi usado como base para o projeto.

A deputada Luciana Genro também é autora do Projeto de Lei 137/2023, que institui a política estadual de combate ao racismo, à LGBTfobia e à violência contra as mulheres nos estádios e nas arenas esportivas do Estado do Rio Grande do Sul.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi