Proposta de homenagem a Bolsonaro é retirada da pauta em Campinas
Medida é resultado da pressão da militância de esquerda sobre parlamentares bolsonaristas
Fotos: Câmara Campinas
A forte mobilização da esquerda foi decisiva para barrar a proposta de conceder ao ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) o título de cidadão emérito de Campinas. Em sessão tensa na Câmara Municipal na noite de quarta-feira (6), a iniciativa acabou sendo retirada de pauta por seu proponente, o vereador Major Jaime (PP).
O plenário da Casa ficou lotado de militantes do PSOL – com destaque para integrantes do MES e do Fortalecer -, outros partidos de esquerda e organizações sindicais, mas também de apoiadores do ex-presidente. Antes de adentrar o recinto, todos foram submetidos à revista policial, como parte do esquema de segurança que contou com agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Durante a sessão, as provocações dos bolsonaristas eram respondidas com palavras de ordem como “fascista, recua!”. Os gritos da militância também eram dirigidos aos parlamentares da base do prefeito Dário Saadi, associando-os com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com Bolsonaro em pautas da extrema direita, como a questão Palestina, por exemplo.
Outra estratégia de pressão foi um abaixo-assinado com quase 4 mil assinaturas contrárias à homenagem, liderado pela vereadora Mariana Conti (PSOL), também apresentado na Câmara.
Mobilização deve continuar
Deu certo. Na hora H, os parlamentares bolsonaristas não contavam com os 22 votos necessários para aprovar a medida. Para evitar a rejeição, Major Jaime retirou a proposta, a contragosto da militância de esquerda que pressionou para que a matéria fosse a votação. Mas o recuo deve ser temporário.
“Eu retiro hoje esse projeto (…) Mas vamos voltar com esse projeto e ele [Jair Bolsonaro] vai vir para Campinas e será homenageado”, afirmou Major Jaime.
De qualquer modo, fica registrada a vitória da união e da mobilização de esquerda, que será essencial para evitar o intento da extrema direita (acanhada ou não) de transformar uma cerimônia de entrega do título de cidadão emérito a Jair Bolsonaro em palanque para o inelegível promover seus candidatos a vereador.
“Conseguimos derrotar a proposta patética da extrema direita, que dá sustentação ao governo de Dário, de homenagear Bolsonaro com o título de cidadão emérito de Campinas! A nossa pressão e mobilização foi fundamental para derrotar esse projeto, agradeço a todas, todos e todes que estiveram em luta hoje aqui na Câmara e que assinaram o nosso abaixo-assinado. Agora é seguir na luta contra qualquer tentativa de anistia aos golpistas e para exigir o que Bolsonaro merece de fato: a prisão!”, afirmou a vereadora Mariana Conti.
O abaixo-assinado contra a homenagem a Jair Bolsonaro está disponível neste link.
Veja mais fotos