Protestos em Cuba contra os apagões e falta de comida
gi6fp56wcaa24rk1

Protestos em Cuba contra os apagões e falta de comida

Centenas de pessoas saíram às ruas de Santiago de Cuba no domingo para reclamar contra os cortes de energia e a má distribuição de alimentos

Esquerda.net 19 mar 2024, 10:00

Foto: @ElNecio_Cuba/X

Via Esquerda.Net

Num protesto espontâneo, centenas de pessoas dos bairros operários de Santiago, a segunda maior cidade de Cuba, saíram às ruas entoando palavras de ordem como “luz e comida” e “temos fome”. O protesto deve-se às constantes interrupções no fornecimento de eletricidade, com apagões que chegam a durar doze horas por dia e estragam a comida congelada. Por outro lado, critica-se o esquema de racionamento de alimentos como o pão ou o leite para as crianças, que muitas vezes não chega às pessoas que dele necessitam.

Nenhuma organização da oposição cubana reivindicou a autoria deste protesto, cujas exigências se cingiram ao custo de vida e a estas dificuldades sentidas pela população. Apesar disso, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel reagiu aos protestos afirmando que “nas últimas horas temos visto como terroristas radicados nos EUA, que já denunciámos noutras ocasiões, incentivam ações contra a ordem interna do país”.

“A disposição das autoridades do Partido, do Estado e do Governo é atender as reclamações no nosso povo, escutar, dialogar, explicar as numerosas medidas que se realizam para melhorar a situação, sempre num ambiente de tranquilidade”, prosseguiu o presidente de Cuba.

E as manifestações de domingo foram de facto pacíficas, com as pessoas a dirigirem-se à sede do PC cubano em Santiago, onde alguns dirigentes procuraram acalmar os manifestantes. E não tardou muito até à luz voltar a Santiago e a venda de alimentos ser retomada.

A principal dirigente do PC cubano em Santiago, Beatriz Johnson Urrutia, afirmou nas redes sociais que “a população de Santiago de Cuba foi respeitadora e ouviu atentamente a informação dada pela direção do município sobre a distribuição do cabaz” e também do fornecimento de eletricidade, tendo em conta as dificuldades das centrais termoelétricas e a falta de combustível. Outros dirigentes atribuíram responsabilidades ao “bloqueio genocida” dos EUA e também à ingerência da embaixada deste país em Havana, a quem acusam de “interferir nos assuntos internos do país e incitar à desordem social”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi