Sâmia será relatora do grupo de trabalho inédito na Câmara sobre a Política Nacional de Cuidados
SBCâmara

Sâmia será relatora do grupo de trabalho inédito na Câmara sobre a Política Nacional de Cuidados

GT criado pela Secretaria da Mulher tem como objetivo fazer um compilado dos PLs em tramitação e elaborar um Marco Legal que reconheça o trabalho realizado pela maioria das brasileiras

Mandato Sâmia Bomfim 19 mar 2024, 13:00

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom Sâmia Bomfim

Coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) foi definida como a relatora de um grupo de trabalho (GT) pioneiro que vai tratar da Política Nacional de Cuidados. O objetivo é fazer um levantamento e aprimorar as propostas que tramitam no Congresso e elaborar novas iniciativas que visam garantir direitos às pessoas que exercem função de cuidado – seja familiar ou em trabalho remunerado -, tarefa predominantemente executada por mulheres.

“A discussão sobre a Política Nacional de Cuidados tem uma série de desdobramentos e frentes de atuação. Temos que pensar sobre o aspecto econômico, jornada de trabalho, questões previdenciárias, maternidade, saúde mental, pessoas com deficiência, idosos e diversos outros”, explica a parlamentar. 

Segundo Sâmia, além desse compilado de projetos já apresentados, o GT vai se debruçar nos próximos meses em construir um Marco Legal com princípios e as responsabilidades do Estado sobre o tema.

Em maio do ano passado, o governo federal criou um grupo interministerial liderado pelas pastas de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e das Mulheres com a missão de formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil. Na última quarta (13), Sâmia e Iza Arruda (MDB-PE), que é quem vai coordenar o GT da Câmara, estiveram reunidas com a secretária de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, para alinhar os esforços entre os Poderes. 

“Vamos trabalhar em parceria com o Executivo e pretendemos, em maio, fazer a apresentação de uma agenda legislativa para que possamos ter uma entrega efetiva à sociedade até agosto, antes do período eleitoral, com um pacote de projetos aprovados”, adianta a deputada do PSOL.

Na última semana, a Secretaria da Mulher enviou uma convocatória a todas as integrantes da Bancada Feminina para que as interessadas em compor o grupo se manifestem até o próximo dia 20. Ainda está previsto o agendamento de uma reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para informar a criação do GT. Nos próximos dias, será solicitada à Mesa Diretora da Câmara a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), anunciando o início e instruindo os trabalhos.

Sâmia disse estar honrada em ser a relatora dessa que é uma política imprescindível para a promoção da igualdade de gênero no país: 

”Não à toa, foi o tema da última redação do Enem e hoje, por exemplo, também está no centro do debate da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres. Isso porque diz respeito à realidade do trabalho das mulheres, que costuma ser invisível, não remunerado ou mal pago, e que gera sobrecarga, saúde abalada e o não reconhecimento do nosso papel essencial para o funcionamento da sociedade”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi