Trensurb e CBTU vão sair do PND, promete secretário
Trensurb_Alexandre Giesbrecht_CC

Trensurb e CBTU vão sair do PND, promete secretário

Decisão do governo Lula já foi tomada, mas luta seguirá até a formalização

Tatiana Py Dutra 6 mar 2024, 13:14

Foto: Alexandre Giesbrecht/CC

Na terça-feira (5), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) teve audiência com o secretário do Programa de Parceria e Investimentos do Governo Federal, Marcos Cavalcante. O motivo da reunião foi a retirada da Trensurb e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).

Participaram do encontro os deputados federais Dionilso Marcon (PT-RS), Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Daiana Santos (PC do B-RS). Na ocasião, Cavalcante assegurou que essas duas empresas públicas não serão privatizadas.

“Nós tivemos um informe de que a decisão política do governo já está tomada. Claro, vamos seguir na luta até formalizar, mas foi um dia de vitória dos trabalhadores e das trabalhadoras”, comemorou Fernanda.

Muitas promessas

Funcionários da Trensurb e da CBTU convivem há anos com a insegurança trazida pela possibilidade de concessão dos serviços à iniciativa privada. Se as incertezas eram maiores durante o governo entreguista de Jair Bolsonaro (PL), elas não desapareceram com a volta de Lula (PT).

Desde 2023, os metroviários vivem de promessas e de pequenas esperanças. Recentemente, o ministro das Cidades Jader Barbalho chegou a assinar uma minuta pedindo ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a retirada da Trensurb do PND. Porém, dias depois, o presidente da companhia declarou para a imprensa que a privatização ainda era uma possibilidade. 

Além disso, estudos de concessão junto ao BNDES foram renovados e seguem – tanto os relativos à Trensurb como a CBTU. Da mesma forma, ocorrem visitas técnicas e reuniões sigilosas acontecem nos interiores das empresas.

É uma luta de seis anos contra a privatização, que exige mobilização constante.

“Seguiremos a luta até essa decisão ser formalizada e batalhando pela melhoria da qualidade do transporte público e sua expansão”, diz a deputada.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi