Dia da Educação é celebrado durante greve da Rede Federal de Ensino
20220607greveanalise

Dia da Educação é celebrado durante greve da Rede Federal de Ensino

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação federal continuam em greve por melhores salários e condições de trabalho

Mário Júnior 29 abr 2024, 13:56

Imagem: SINASEFE

Via SINASEFE

Neste domingo, dia 28 de abril, celebramos mundialmente o Dia da Educação. O SINASEFE, na condição de sindicato nacional de trabalhadoras e trabalhadores da Educação Brasileira, não poderia deixar de lembrar desta data, que tem por objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da Educação.

Mas não podemos deixar de lamentar que a data passe por um período onde o Governo Lula, eleito com o discurso de valorizar a Educação, trate ainda com descaso a greve 2024 da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico, que chega ao seu 26º sem um horizonte de se encerrar diante da falta de propostas compatíveis com as demandas da categoria.

Se Educação é prioridade e investimento, valorizar os técnico-administrativos e docentes que fazem o ensino público deveria ser uma pauta essencial ao Governo Lula. Mas, ao invés disso, o Governo responde as reivindicações dos trabalhadores de maneira ultrajante.

Técnicos têm perdas de 34,32% entre 2016 e 2022. Docentes têm perdas de 22,71% entre 2016 e 2022. O próprio Governo Federal reconhece isso! Mas o que ele faz? Propõe 9% para 2025, 3,5% para 2026 e zero para 2024, consolidando mais um ano de arrocho e congelamento.

Além do mais, não há equiparação de benefícios entre os Três Poderes: servidores do Executivo possuem auxílios menores que os servidores do Legislativo e do Judiciário. Também não há revogaço: normas editadas por canetadas de Temer (golpista) e Bolsonaro (neofascista) continuam vigentes, retirando direitos legítimos dos servidores públicos, e com o Governo Lula se recusando a desfazê-las. E, por fim, a reestruturação das carreiras (PCCTAE e EBTT) segue empacada nas Mesas Específicas e Temporárias criadas em setembro de 2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sem avanços concretos: muita conversa e pouca ação.

Celebramos o Dia Mundial da Educação. Reconhecemos a importância do trabalho dos educadores no Brasil e no mundo. Mas cobramos do Governo valorização e o atendimento às pautas da nossa greve. Não há Educação sem os trabalhadores da Educação!

Mais sobre a data

O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação de 2000, realizado em Dakar, capital do Senegal. Naquele Fórum, 24 anos atrás, firmou-se o compromisso, com 164 países, de levar a Educação Básica e Secundária para todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030.

No Brasil, como sabemos, é dever do Estado garantir condições adequadas e dignas para a formação educacional de todos os cidadãos.

Tivemos recentemente um período de seis anos (2016-2022) muito conturbado, com os Governos Temer e Bolsonaro atacando fortemente a estrutura e o financiamento do ensino público; mas acreditamos, apesar de todos os percalços que estamos tendo, que nessa conjuntura de “renascimento democrático” na qual entramos a partir de 2023 a Educação possa voltar a ser valorizada – estamos em greve justamento por isso!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi