No Brasil, 37% já tiveram dificuldades de acesso a itens de higiene menstrual 
dignidade menstrual

No Brasil, 37% já tiveram dificuldades de acesso a itens de higiene menstrual 

Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado nesta terça-feira, alerta sobre desafios das pessoas que menstruam

Tatiana Py Dutra 28 maio 2024, 10:53

Foto: Reprodução

De acordo com o senso comum, a menstruação é apenas um “incômodo” mensal para  pessoas que menstruam – meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Mas para boa parte dessa população, o período representa um desafio ainda maior por não contarem com condições básicas de cuidado e higiene. É para lançar luz a essa questão que foi instituído o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado a cada 28 de maio. 

Em alusão à data, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou hoje uma pesquisa feita com 2,2 mil pessoas que menstruam no Brasil. Dos entrevistados, 19% relataram não ter tido dinheiro para comprar absorventes; 37% já enfrentaram dificuldades de acesso a itens de higiene em escolas e outros locais públicos; 60% deixaram de ir à escola ou ao trabalho por causa da menstruação e 86% já abstiveram de fazer alguma atividade física pelo mesmo motivo. 

Esses obstáculos compõem o cenário da chamada “pobreza menstrual”, que conforme estudo anterior da Unicef atinge 28% das pessoas que menstruam (cerca de 11 milhões). Esse tipo de carência engloba a falta produtos, serviços, água e saneamento básico – questões que envolvem variáveis como desigualdade racial e social. 

A escassez de informação sobre o próprio corpo e saúde é outro entrave à dignidade menstrual. Conforme o levantamento da Unicef, 50% das pessoas que menstrual no brasil nunca teve aulas, palestras ou rodas de conversa sobre menstruação na escola, e 77% já se sentiu constrangido no período, o que demonstra que a questão permanece um tabu.

“A falta de informação contribui para o estigma e gera situações de constrangimento. Precisamos desmistificar a menstruação e criar um ambiente acolhedor para pessoas que menstruam. Os dados da enquete reforçam a necessidade de fortalecer as práticas de educação menstrual, sobretudo nas escolas, e construir políticas que promovam a dignidade menstrual para combater desigualdades e empoderar esta e as futuras gerações”, avaliou Ramona Azevedo, analista de comunicação na Viração Educomunicação, que conduziu o levantamento da Unicef.


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 11 out 2024

Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno

Um balanço do primeiro turno das recentes eleições municipais brasileiras
Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade