Socorro ao setor cultural: Melchionna propõe auxílio emergencial à classe artística do RS
arte

Socorro ao setor cultural: Melchionna propõe auxílio emergencial à classe artística do RS

Deputada do PSOL protocolou PL que institui um auxílio para micro ou pequenos empreendedores da área 

Mandato Fernanda Melchionna 21 maio 2024, 09:00

Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

Durante a pandemia de Covid-19, ficou nítido que o setor cultural é o primeiro a ser afetado e o último a retomar suas atividades. No Rio Grande do Sul, quando a classe artística estava começando a se restabelecer economicamente da pandemia, precisa novamente enfrentar outra catástrofe histórica. As enchentes colocaram, de novo, milhares de artistas em situação de vulnerabilidade. Por isso, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou um PL que institui um auxílio emergencial para micro ou pequenos empreendedores da área de cultura do RS.

A proposta é que, até dezembro de 2024 seja pago um valor de até R$ 10 mil em duas parcelas aos trabalhadores da cultura. Além de artistas e técnicos estarem impossibilitados de trabalhar, espaços culturais, desde os comunitários até os que são referência para a arte e o turismo do estado, foram inundados e ficarão fechados por tempo indeterminado. 

Estariam aptos a receber o recurso pontos de cultura, teatros independentes, escolas de música, circos, museus comunitários, livrarias, ateliers, bibliotecas comunitárias, entre tantos outros espaços, organizações, instituições, que se dediquem ao fazer artísticos nas suas diferentes linguagens. 

“Nós ainda não sabemos a dimensão real dos estragos, e nem quanto tempo será necessário para que o setor da cultura consiga ficar de pé novamente. Portanto, a proposta é de um auxílio pontual que auxilie na reconstrução do que foi perdido como uma forma de ajudar a viabilizar a volta do funcionamento do setor o mais rápido possível”, afirma Fernanda.

O projeto teve apoio da federação PSOL-Rede.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi