Três países europeus reconhecem oficialmente o Estado da Palestina
bandeira-palestina-848x477

Três países europeus reconhecem oficialmente o Estado da Palestina

Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram conjuntamente a decisão, nesta terça

Redação da Revista Movimento 28 maio 2024, 09:21

Nesta terça-feira (28), Espanha, Irlanda e Noruega reconheceram oficialmente o Estado da Palestina, quase uma semana após anunciarem conjuntamente essa decisão, que resultou em uma crise entre países europeus e Israel.

A iniciativa foi liderada pelo governo da Espanha, cujo primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, é um dos líderes mais críticos da União Europeia em relação à conduta de Israel em sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, conflito que já dura quase oito meses. O premiê disse que esse reconhecimento era “uma necessidade”. 

“Esta é uma decisão histórica que tem um único objetivo: que israelenses e palestinos alcancem a paz”, disse o político em um discurso televisionado.

Ao anunciar que se juntariam a mais de 140 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas que reconhecem o território palestino, Madri, Dublin e Oslo declararam que buscavam acelerar os esforços para garantir um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

A Espanha reconheceu um Estado palestino unificado, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, sob a Autoridade Nacional Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. Sánchez afirmou que Madri não reconhecerá quaisquer alterações nas fronteiras anteriores a 1967, a menos que sejam acordadas por ambas as partes.

“É a única maneira de avançar em direção ao que todos reconhecem como a única solução possível para alcançar um futuro pacífico, um de um Estado palestino que viva lado a lado com o Estado israelense em paz e segurança”, acrescentou.

*Com informações de agências internacionais


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores