Três países europeus reconhecem oficialmente o Estado da Palestina
bandeira-palestina-848x477

Três países europeus reconhecem oficialmente o Estado da Palestina

Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram conjuntamente a decisão, nesta terça

Redação da Revista Movimento 28 maio 2024, 09:21

Nesta terça-feira (28), Espanha, Irlanda e Noruega reconheceram oficialmente o Estado da Palestina, quase uma semana após anunciarem conjuntamente essa decisão, que resultou em uma crise entre países europeus e Israel.

A iniciativa foi liderada pelo governo da Espanha, cujo primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, é um dos líderes mais críticos da União Europeia em relação à conduta de Israel em sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, conflito que já dura quase oito meses. O premiê disse que esse reconhecimento era “uma necessidade”. 

“Esta é uma decisão histórica que tem um único objetivo: que israelenses e palestinos alcancem a paz”, disse o político em um discurso televisionado.

Ao anunciar que se juntariam a mais de 140 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas que reconhecem o território palestino, Madri, Dublin e Oslo declararam que buscavam acelerar os esforços para garantir um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

A Espanha reconheceu um Estado palestino unificado, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, sob a Autoridade Nacional Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. Sánchez afirmou que Madri não reconhecerá quaisquer alterações nas fronteiras anteriores a 1967, a menos que sejam acordadas por ambas as partes.

“É a única maneira de avançar em direção ao que todos reconhecem como a única solução possível para alcançar um futuro pacífico, um de um Estado palestino que viva lado a lado com o Estado israelense em paz e segurança”, acrescentou.

*Com informações de agências internacionais


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"