Lira anda irritado com Sâmia Bomfim
arthur-lira3

Lira anda irritado com Sâmia Bomfim

Presidente da Câmara se incomodou com imagem usada na campanha “Arquiva Lira”

Tatiana Py Dutra 24 jun 2024, 12:59

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A liderança da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) contra o Projeto de Lei (PL) 1904/2024 – que quer equiparar o aborto ao homicídio e criminalizar as vítimas de estupro com o dobro da pena prevista aos violadores – está tirando o sono do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). 

Conforme o colunista Lauro Jardim, de O Globo, na reunião de líderes em sua residência oficial na última segunda-feira, o alagoano reclamou da maneira como a deputada vem abordando o assunto.

Lira ficou especialmente irritado com um abaixo-assinado para barrar o chamado “PL do Estuprador” ou “PL da Gravidez Infantil’, cuja campanha usa uma imagem sua com a frase “Arquiva Lira” tapando sua boca. O choro é livre.

Apoio popular

A petição “Arquiva, Lira!” já ultrapassou a marca de 200 mil assinaturas, acolhido por coletivos de mulheres e por grande parte da opinião pública. Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (20) mostra que 66% dos entrevistados são contra o Projeto de Lei sobre o aborto. Além disso, a imprensa tem reconhecido a atuação de Sâmia no debate, atribuindo à parlamentar papel decisivo na mobilização social que fez Centrão e parte da bancada fundamentalista recuarem na intenção de aprovar o PL em regime de urgência. 

“Se esse movimento colocou a esquerda novamente nas ruas, e eu acredito nisso, deve também nos ensinar que a gente não pode sair delas. […] E se o ataque voltar de forma fervorosa no fim do ano, a gente já aprendeu qual é o caminho para ter força de barrá-lo outra vez”, comentou Sâmia.

O requerimento de devolução do PL do Estuprador foi protocolado por Sâmia, na segunda-feira passada, em conjunto com Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e, posteriormente, subscrito por outros colegas de bancada: Luiza Erundina (SP), Glauber Braga (RJ), Erika Hilton (SP), Célia Xakriabá (MG), Pastor Henrique Vieira (RJ), Chico Alencar (RJ), Tarcísio Motta (RJ) e Talíria Petrone (RJ). Dois dias depois, a solicitação foi aprovada pela Comissão de Legislação Participativa (CLP). Ela tramita ainda na Comissão da Mulher (CMulher) e de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR).


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi