Luana Alves apresenta PL proibindo a implementação de escolas cívico-militares na cidade de SP 
escolas civico-militares

Luana Alves apresenta PL proibindo a implementação de escolas cívico-militares na cidade de SP 

Projeto determina que a educação municipal continue seguindo as diretrizes e bases da educação nacional

Mandato Luana Alves 7 jun 2024, 08:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na última terça-feira (4), a vereadora Luana Alves (PSOL) apresentou um Projeto de Lei (PL) determinando que seja proibida na cidade de São Paulo a adesão a qualquer programa ou projeto de escola cívico-militar no âmbito da educação municipal. O texto do PL proíbe também qualquer associação da Polícia Militar com a Secretaria de Educação para intervenções pedagógicas no ambiente escolar. Por fim, o PL define que a educação municipal continue seguindo as diretrizes e bases da educação nacional, prevista na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

“As escolas cívico-militares representam um projeto de educação que vai na contramão da emancipação dos estudantes brasileiros. Não podemos permitir que a educação de jovens seja atirada nas mãos dos defensores de tortura o direito de ensinar sobre os terrores de períodos nefastos como a ditadura militar”, afirma Luana Alves. 

O PL da vereadora reflete um momento de tensão na Câmara Municipal. Também nesta terça, foi retirado da pauta de votação pela presidência da Casa o PL 573/21, que prevê um processo de privatização da gestão das escolas municipais.

Apresentado pelos vereadores Sandra Santana (MDB), Rubinho Nunes (UNIÃO), Fernando Holiday (PL) e Cris Monteiro (Novo), o PL 573/21 autorizaria a implementação de um sistema de gestão compartilhada das escolas de ensino médio e fundamental da rede pública municipal em parceria com organizações da sociedade civil. A expectativa era de que o projeto fosse votado nesta terça, mas foi retirado de pauta.

PL Escola Sem Racismo

Luana Alves é responsável por importantes ações no campo da educação municipal. Em março de 2023, foi aprovado em plenária na ​​Câmara Municipal de São Paulo o PL 771/2021, de autoria da vereadora, determinando que professores das redes pública e privada de educação da cidade recebam anualmente capacitação para promoverem a igualdade racial nas escolas da capital paulista. A vereadora destaca no texto que o PL tem como objetivo “combater, no âmbito das instituições, o racismo que persiste na sociedade brasileira”.

O PL determina que a capacitação deverá ser obrigatória aos professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A carga horária dos cursos de capacitação deve ser de, no mínimo, oito horas e o Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional ou o órgão competente para a temática das relações étnico-raciais no município será o responsável, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, pela elaboração das diretrizes do curso e pela fiscalização de seu oferecimento.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores