Movimento Pretas lança plataforma para impulsão e apoio de candidaturas negras
Monica_Seixas

Movimento Pretas lança plataforma para impulsão e apoio de candidaturas negras

Movimento criado pela deputada Monica Seixas já elegeu outros nomes, como a vereadora Luana Alves, de São Paulo

Mandato Pretas 5 jun 2024, 17:15

Foto: Divulgação

O Movimento Pretas, encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas (PSOL) lança nesta quinta-feira (6), a partir das 18h, um projeto de impulsionamento de pré-candidaturas de pessoas negras no Estado de São Paulo. O evento ocorrerá na Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, que fica localizada próximo ao metrô Sumaré, na capital paulista.

O projeto, que tem como objetivo principal incentivar o aumento de candidaturas negras nas próximas eleições municipais, conta também com uma plataforma com dicas sobre como desenvolver campanhas e vídeo aulas sobre o processo eleitoral, além de informações técnicas.

Segundo a deputada Monica Seixas “será uma ajuda às candidaturas de grupos vulnerabilizados, em sua maioria mulheres negras, que muitas vezes não tem dinheiro para gerir a campanha.

O objetivo do Movimento Pretas é apoiar e formar pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e PCDs interessadas em se candidatar na próxima eleição, desde que estejam comprometidas com pautas relacionadas ao movimento negro e comunidades indígenas, como o fim do racismo ambiental e religioso, melhorias na educação, pelas Vidas Negras e LGTBQIA+, atenção e estrutura nas periferias, mobilidade, fim da fome, entre tantas outras lutas pela garantia de direitos sociais.

“Tenho sempre falado de ausências na política. Fiz o primeiro mandato coletivo (Monica é ex-Bancada Ativista) e depois disso cheguei a conclusão de que apenas um não vencerá a falta de representatividade no poder. Por isso estamos expandindo os nossos mandatos, conectando e trabalhando junto a essas candidaturas”, explica Monica Seixas. “Mas antes, é preciso vencer a falta de estrutura, inclusive financeira para preparar candidaturas que consigam disputar minimamente com campanhas milionárias”, acrescenta.

A plataforma tem atividades internas para as candidaturas em um site que futuramente também ajudará a conectar candidatos e eleitores sob a chancela do Movimento Pretas. Para futuros candidatos de grupos minoritários, o Movimento Pretas preparou aulas de como fazer financiamento coletivo, calendário e direito eleitoral, redes sociais, prestação de contas, entre outros temas.

O evento também será marcado pelo lançamento do documentário “Pretas”, que mostra a campanha eleitoral que elegeu Monica Seixas – a terceira deputada negra da Alesp – e o Mandato Movimento Pretas do PSOL, na eleição de 2022.

O projeto já elegeu nomes como a própria Monica Seixas e a vereadora de São Paulo, Luana Alves, que foi responsável pela cassação de Camilo Cristófaro, por fala racista na Câmara de São Paulo.

“É com prazer que anunciamos à população o lançamento da plataforma do Movimento Pretas! Nosso time criou conteúdos exclusivos e especiais para candidaturas pretas, levando em consideração nossas especificidades, ainda nos preocupamos em elaborar um conteúdo de campanha executável com pouco ou nenhum recurso financeiro. Esse espaço é para o povo Preto”, finaliza.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi