Movimento Pretas lança plataforma para impulsão e apoio de candidaturas negras
Movimento criado pela deputada Monica Seixas já elegeu outros nomes, como a vereadora Luana Alves, de São Paulo
Foto: Divulgação
O Movimento Pretas, encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas (PSOL) lança nesta quinta-feira (6), a partir das 18h, um projeto de impulsionamento de pré-candidaturas de pessoas negras no Estado de São Paulo. O evento ocorrerá na Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, que fica localizada próximo ao metrô Sumaré, na capital paulista.
O projeto, que tem como objetivo principal incentivar o aumento de candidaturas negras nas próximas eleições municipais, conta também com uma plataforma com dicas sobre como desenvolver campanhas e vídeo aulas sobre o processo eleitoral, além de informações técnicas.
Segundo a deputada Monica Seixas “será uma ajuda às candidaturas de grupos vulnerabilizados, em sua maioria mulheres negras, que muitas vezes não tem dinheiro para gerir a campanha.
O objetivo do Movimento Pretas é apoiar e formar pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e PCDs interessadas em se candidatar na próxima eleição, desde que estejam comprometidas com pautas relacionadas ao movimento negro e comunidades indígenas, como o fim do racismo ambiental e religioso, melhorias na educação, pelas Vidas Negras e LGTBQIA+, atenção e estrutura nas periferias, mobilidade, fim da fome, entre tantas outras lutas pela garantia de direitos sociais.
“Tenho sempre falado de ausências na política. Fiz o primeiro mandato coletivo (Monica é ex-Bancada Ativista) e depois disso cheguei a conclusão de que apenas um não vencerá a falta de representatividade no poder. Por isso estamos expandindo os nossos mandatos, conectando e trabalhando junto a essas candidaturas”, explica Monica Seixas. “Mas antes, é preciso vencer a falta de estrutura, inclusive financeira para preparar candidaturas que consigam disputar minimamente com campanhas milionárias”, acrescenta.
A plataforma tem atividades internas para as candidaturas em um site que futuramente também ajudará a conectar candidatos e eleitores sob a chancela do Movimento Pretas. Para futuros candidatos de grupos minoritários, o Movimento Pretas preparou aulas de como fazer financiamento coletivo, calendário e direito eleitoral, redes sociais, prestação de contas, entre outros temas.
O evento também será marcado pelo lançamento do documentário “Pretas”, que mostra a campanha eleitoral que elegeu Monica Seixas – a terceira deputada negra da Alesp – e o Mandato Movimento Pretas do PSOL, na eleição de 2022.
O projeto já elegeu nomes como a própria Monica Seixas e a vereadora de São Paulo, Luana Alves, que foi responsável pela cassação de Camilo Cristófaro, por fala racista na Câmara de São Paulo.
“É com prazer que anunciamos à população o lançamento da plataforma do Movimento Pretas! Nosso time criou conteúdos exclusivos e especiais para candidaturas pretas, levando em consideração nossas especificidades, ainda nos preocupamos em elaborar um conteúdo de campanha executável com pouco ou nenhum recurso financeiro. Esse espaço é para o povo Preto”, finaliza.