FGF se compromete a implementar Lei Vini Jr no futebol gaúcho
Lei Vini Jr RS2

FGF se compromete a implementar Lei Vini Jr no futebol gaúcho

Federação Gaúcha de Futebol será aliada no combate a discriminação racial nos estádios

Mandato Luciana Genro 20 jul 2024, 11:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Visando a implementação da Lei Vini Jr no Rio Grande do Sul e expansão da política antirracista, a deputada Luciana Genro (PSOL) se reuniu com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), representada pelo presidente Luciano Hocmans. A Lei 16.143/2024, de autoria da deputada, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite no dia 8 de julho e prevê o Protocolo de Combate à Discriminação a ser aplicado em esportes no Rio Grande do Sul, em caso de suspeita de racismo, injúria racial e LGBTfobia.

“Por ser de responsabilidade da arbitragem parar ou suspender o jogo, é essencial que tenhamos um diálogo com a Federação Gaúcha de Futebol, para que se tenha um incentivo ou até mesmo um treinamento para os árbitros e árbitras terem confiança de atuar num momento delicado como esse”, afirmou Luciana Genro.

Luciano Hocmans, presidente da FGF, se comprometeu em incentivar a implementação da lei o mais breve possível, encaminhando a orientação para os árbitros e para os times de futebol do Rio Grande do Sul.

 “É fundamental que a gente avance na política antirracista no futebol, e para isso, além da norma da Fifa, uma lei que avança no sentido penal no nosso estado é muito importante”, destacou Luciano.

Na reunião também estiveram presentes o diretor do Observatório Racial do Futebol, Marcelo Carvalho e o coordenador do Movimento Vidas Negras Importam, Gilvandro Antunes.

Marcelo explicou a dificuldade da implementação da norma da Fifa sobre o combate ao racismo. 

“Atualmente, a norma da Fifa pensa no combate ao preconceito de uma forma coletiva, quando é realizado por várias pessoas. Quando é individual, a norma não prevê punições para que isso não aconteça. Ou seja, um sujeito é racista durante um jogo, e não há mecanismos o suficiente para que ele seja identificado e punido”, concluiu o diretor do Observatório.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi