Governo investiga fraudes em auxílio reconstrução
ciclone-5_0

Governo investiga fraudes em auxílio reconstrução

Quase metade dos 629 mil pedidos de benefício acabaram retidos por indícios de irregularidades

Redação da Revista Movimento 16 jul 2024, 13:00

Foto: Reprodução

A Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul  encontrou pistas de cometimento de fraudes nos pedidos de recebimento do Auxílio Reconstrução. O benefício é destinado a moradores desabrigados em municípios em situação de calamidade ou emergência devido aos temporais que afetaram a maior parte do estado em abril e maio. Dos 629.611 pedidos feitos, quase metade foi retida.

O relatório indica que 1.262 cadastros foram realizados pelas prefeituras em nome de pessoas falecidas, com a intenção de receber a parcela única de R$ 5,1 mil. Além disso, o documento aponta que 150.638 pessoas cadastradas não residem nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. Outra inconsistência verificada é que 152.780 famílias não tiveram seu endereço confirmado.

O cadastro duplo também configura irregularidade. Este é o caso de 2.721 pessoas que solicitaram o auxílio por mais de uma prefeitura, o que é proibido pela Medida Provisória nº 1.228/2024, que criou o Auxílio Reconstrução.

No sábado (13), o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que o Poder Executivo investigará as situações suspeitas. Ele ressaltou que o governo federal possui um sistema rigoroso de verificação para impedir fraudes e que os responsáveis pelo uso indevido do dinheiro público serão punidos. 

“Se algum caso for confirmado, vamos acionar os órgãos de controle e, se houver dolo, até mesmo a Polícia Federal para que os fraudadores sejam responsabilizados”, disse

A Medida Provisória nº 1.228/2024, que instituiu o Auxílio Reconstrução, estabelece que o responsável familiar que fornecer informações falsas deve devolver à União o valor recebido e está sujeito a sanções penais e cíveis.

O ministro destacou que as prefeituras são responsáveis por cadastrar as famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas, que receberão o benefício em parcela única de R$ 5,1 mil. 

“A fé pública da informação é dos prefeitos”, afirmou.

Por fim, Paulo Pimenta lamentou as tentativas de fraude neste momento de recuperação das atividades no estado após os desastres climáticos.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores