Instalada Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb Pública
Iniciativa da deputada Luciana Genro (PSOL) tem como meta retirar metrô gaúcho da lista do Programa Nacional de Desestatização
Foto: Trensurb/Divulgação
Por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), foi instalada nesta quinta-feira (11) a Frente Parlamentar contra a privatização da Trensurb. A parlamentar teve a iniciativa a partir de solicitação e mobilização do Sindimetrô-RS.
O encontro debateu a necessidade da Trensurb permanecer pública e de se retomar a integralidade dos serviços.
“O governo Lula se comprometeu em retirar a Trensurb do PND, porém até agora isso não foi feito, então a nossa mobilização é necessária para cobrar isso. Também temos outra pauta de grande importância que é o restabelecimento do pleno funcionamento do metrô, após as enchentes”, pontuou Luciana Genro.
Em 2019, o governo da época incorporou a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ao Programa Nacional de Desestatização (PND), em resposta às recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
Em março de 2024, após muita luta dos servidores da Trensurb, o governo se comprometeu a retirar a empresa do PND, mas apesar das promessas, a retirada ainda não foi concretizada.
Luis Henrique Chagas, presidente do Sindimetrô, destacou que a estimativa da direção é que leve dois anos para que a empresa volte a funcionar plenamente.
“A Trensurb teve um prejuízo muito grande com as enchentes e nós, do Sindimetrô, não estamos tendo espaço dentro da direção da Trensurb para fazer parte da reconstrução, falta transparência”, ressaltou.
A vice-presidente, Ana Paula Almada, reforçou a questão do sucateamento que vem com a privatização, utilizando como exemplo o estado de São Paulo, onde algumas linhas foram privatizadas e se tornaram extremamente precárias.
Ronas Filho, diretor jurídico do sindicato reforçou a luta do coletivo contra a onda de terceirizações no funcionalismo público gaúcho, “temos visto nas empresas públicas que são privatizadas, a redução do efetivo e o avanço das terceirizações, a manutenção já foi o maior setor da Trensurb, e atualmente cerca de 80% dos funcionários são terceirizados”, relatou.
Dentre os encaminhamentos da reunião, estão a solicitação, em nome da Frente Parlamentar, de uma audiência com a direção da empresa, que tenha como pauta o restabelecimento do funcionamento pleno do metrô e as reivindicações dos trabalhadores.
“É fundamental que haja a mobilização dos diferentes setores, incluindo a Assembleia Legislativa, na cobrança para que o Governo retire a Trensurb do PND, acho que a nossa Frente Parlamentar cumpre seu papel de colocar esse assunto na pauta e alertar a população e o Estado em relação a essa questão”, frisou Luciana Genro.
A parlamentar tem sido atuante na luta contra a privatização da empresa e esteve presente na manifestação promovida pelo Sindimetrô-RS que lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb.
A empresa pública, em operação desde 1985, transportou aproximadamente 31 milhões de usuários apenas em 2023, o equivalente a uma média mensal de 2,6 milhões de passageiros.