Otan pressiona China por apoio à Rússia
Rússia e China

Otan pressiona China por apoio à Rússia

Líderes americanos e europeus acusam chineses de alimentar a máquina de guerra russa contra a Ucrânia

Redação da Revista Movimento 12 jul 2024, 08:00

Foto: Kremlin/via Fotos Públicas

Além de discutirem a aprovação de um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, os chefes de Estado reunidos na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Washington, debatem como lidar com o apoio da China à Rússia. Em entrevista concedida à imprensa americana antes do encontro, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, descreveu a China como “o principal facilitador da guerra da Rússia contra a Ucrânia”.

Pequim tem negado repetidamente o fornecimento de armas a Moscou. No entanto, a Otan acusou a China de alimentar a máquina de guerra russa fornecendo componentes essenciais. De acordo com o governo dos EUA, o país é o principal fornecedor de máquinas-ferramentas, microeletrônica e nitrocelulose – usado para a fabricação de munições e propulsores de foguetes – para Moscou.

O comportamento da China durante a guerra na Ucrânia está sendo visto pelos países da Otan como prova de que a Europa não pode se dar ao luxo de ignorar o desafio que Pequim representa. Até o final de 2019, a China não havia sido mencionada em documentos públicos de alto nível da Otan. Mas, em seu mais recente conceito estratégico, acordado em Madri em 2022, a aliança descreve as ambições de Pequim como um desafio à sua segurança.

Conforme Liselotte Odgaard, do instituto conservador Hudson, de Washington, foi no governo de Donald Trump que as relações de Otan e China começaram a mudar, uma vez  que o ex-presidente norte-americano considerou a China a principal ameaça aos seus interesses de segurança por um longo tempo. 

“E eles [os EUA] convenceram e pressionaram a Europa a enxergar que a China também é um problema para os europeus e para todo o sistema de alianças dos EUA”, explica.

A estratégia de resposta da Otan, por ora, será fortalecer a cooperação europeia com parceiros asiáticos, como o Japão e a Coreia do Sul, para que se juntem ao esforço de proteger a Ucrânia. E, ao que tudo indica, a aliança pode ser bem sucedida.

Em junho, o conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Chang Ho-jin, disse em coletiva de imprensa, que Seul analisa a possibilidade de fornecer armas à Ucrânia, após os líderes da Coreia do Norte e da Rússia assinarem um pacto comprometendo-se com a defesa mútua em caso de guerra. Meses antes, o primeiro-ministro japonês  afirmou no Congresso dos EUA que “a Ucrânia de hoje pode ser o Leste Asiático de amanhã”.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"