RS: voluntárias de abrigo de animais pedem socorro
abrigo-de-animais

RS: voluntárias de abrigo de animais pedem socorro

Após desastre climático, 300 cães e gatos necessitam de apoio para sobreviver

Mandato Luciana Genro 30 jul 2024, 10:40

Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, visitaram o abrigo Resgatados Centro Vida, que tem recebido animais da região metropolitana de Porto Alegre, tanto resgatados das enchentes quanto de situações de maus tratos. Atualmente, o local conta com cerca de 15 voluntários para atender quase 300 animais e não tem nenhum apoio do poder público.

O abrigo funciona em um prédio do Governo do Estado, que estava abandonado e foi ocupado por protetoras de animais durante a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul. O local então foi cedido para uso da Prefeitura de Porto Alegre, para abrigar esses animais. Entretanto, até o momento, a prefeitura tem se isentado da responsabilidade sobre esses animais, despejando tudo nas costas dos voluntários. A equipe de voluntários que administra o abrigo tem buscado contato com o governo municipal, cobrando assistência, mas suas demandas nunca são atendidas.

“Nós estamos buscando construir uma rede de protetores, protetoras e ONGs para agir em situações como essa. Os voluntários são heróis nesses momentos, mas a responsabilidade não pode ser só deles, a causa animal é de responsabilidade do poder público, esse descaso é revoltante”, destacou Luciana Genro.

O abrigo também está acolhendo 50 animais que possuem tutores, que estão residindo no Centro Humanitário de Acolhimento Vida, administrado pelo Governo do RS e gerido pela Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM). Entretanto, o abrigo Resgatados Centro Vida não está recebendo respaldo do Estado para atender esses animais.

“Nós visitamos o Centro Vida, vimos que as pessoas deste local estão em condições muito melhores que em abrigos provisórios, onde a situação é precária. O que nos preocupou é que os animais dessas pessoas estão no abrigo provisório, sendo sustentado por voluntários esgotados, sem ajuda dos Governos Municipal e Estadual, exceto a contratação de veterinários. Sem ajuda na alimentação, na segurança e, quando as pessoas chegam ao Centro Humanitário, os animais são enviados para o abrigo sem aviso, o que é uma loucura. Não é possível que o poder público não ampare esse abrigo, as pessoas voluntárias estão esgotadas”, pontuou o vereador Roberto Robaina.

Além de cães, o abrigo também recebe gatos, atualmente acolhendo 80 felinos, que estão necessitando de vacinas, porém as únicas recebidas foram 24 doses de doações particulares. A prefeitura não arca com os custos de internação, nem castração e vacinação de nenhum dos animais. Os valores utilizados para atendê-los sai do bolso dos próprios voluntários.

Com a situação, 15 filhotes já vieram a óbito, devido à falta de estrutura, de vacinação e ao contato direto com outros cães. As coordenadoras voluntárias estão organizando uma das salas desocupadas para servir de “berçário”, entretanto, o local, assim como outros espaços do prédio, está com diversos danos na estrutura. Apesar da situação, as voluntárias encontram resistência da prefeitura para conseguir reparar o local.

A deputada Luciana Genro se comprometeu em agendar uma reunião com o vice-governador do Estado para debater a necessidade de tornar o abrigo uma extensão do Centro Humanitário, respaldado pelo Governo Estadual. O vereador Roberto Robaina irá encaminhar uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do assunto e debater soluções para auxiliar o funcionamento do abrigo.

A promotora de Justiça Annelise Steigleder também já entrou com uma ação no Ministério Público, alegando maus tratos por parte da prefeitura. Além disso, a questão da segurança no local também é precária, já que o abrigo não conta com seguranças próprios e os voluntários precisam realizar o controle de todos que acessam o local.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 03 jun 2026

Classe e soberania: o caminho para derrotar Trump

Os novos ataques de Trump contra o Brasil são gravíssimos e abrem um grande espaço para levarmos a luta por soberania como maioria social
Classe e soberania: o caminho para derrotar Trump
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores