Sem debate, Câmara aprova Novo Ensino Médio
nem2

Sem debate, Câmara aprova Novo Ensino Médio

Texto exclui espanhol do currículo obrigatório e incentiva educação a distância

Redação da Revista Movimento 10 jul 2024, 12:18

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com uma votação atropelada e sem debate, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma do Ensino Médio sem as mudanças propostas pelo Senado ao substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE). 

Entre as mudanças derrubadas pelos parlamentares, o trecho que obrigava o Ensino Médio a ter no mínimo 70% da grade como disciplina básica e apenas 30% para os itinerários formativos. Mendonça excluiu esse ponto e, assim, os itinerários formativos – conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas além das disciplinas obrigatórias, em áreas de interesse do aluno –  poderão abranger mais que 30%. 

Contudo, apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia. Mendonça Filho foi contra a obrigatoriedade do ensino de espanhol, por criar despesa pública de caráter continuado. O texto mantém restrições à educação à distância, mas menos rígidas do que desejavam os senadores.

Muitos parlamentares protestaram contra o andamento da votação. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) , atropelou a agenda e não promoveu debate sobre o texto, na intenção de enfiar o substitutivo de Mendonça goela abaixo.

“Na votação sobre os avanços que vieram do Senado sobre o Novo (Velho) Ensino Médio, o presidente da Câmara votou a rejeição dos pontos importantes que foram melhorados no Senado sem debate, sem orientação e em uma votação simbólica, empurrando a aprovação do projeto de Mendonça Filho, mesmo com a contrariedade de inúmeros deputados! É inadmissível que a educação brasileira seja tratada dessa forma”, diz a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS)..


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi