Correios: Categoria aprova proposta mediada e encerra a greve
Trabalhadores finalizam movimento após audiência no Tribunal Superior do Trabalho
Via SINTECT-SP
► A reunião de mediação realizada na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, TST, foi solicitada pela FINDECT devido à intransigência da direção da ECT, que se negou a apresentar uma proposta decente e a melhorar a última que fez e foi rejeitada pela categoria.
► O resultado da mediação foi positivo e supera a proposta apresentada pela ECT e que foram avaliados pela categoria em assembleia nesta quinta, 22/8, que decidiu aprovar a proposta e encerrar a greve.
► Os 25 sindicatos da FENTECT que quebraram a unidade e não participaram da luta e da greve por orientação de sua direção aprovaram a proposta anterior apressadamente – Se eles também estivessem em greve, com certeza os avanços conquistados na mediação do TST seriam maiores!!
Assembleia com grande participação dos trabalhadores da base do SINTECT-SP realizada nesta quinta-feira, 22 de agosto, decidiu aprovar a proposta discutida no TST, que trouxe avanços em relação ao que a direção da ECT apresentou anteriormente e fora aceito por 25 Sindicatos da outra federação, que não realizaram greve.
Com essa grande união, saímos de cabeça erguida, moralmente vencedores, cientes de que fizemos nossa parte e conseguimos uma melhoria na proposta da empresa aceita pelos dirigentes sindicais que sentaram no colo da direção da empresa e não realizaram greve. Na base de São Paulo a participação espetacular. Até companheiros que nunca haviam participado de uma greve entraram na luta deste ano.
A luta dos trabalhadores resultou em:
► Redução do prazo para a apresentação do relatório final sobre o plano de saúde, de 90 para 60 dias – OBS: os fura-greve haviam aceitado 90 dias.
► Antecipação de R$ 1.000,00 referente ao Vale Perú para setembro, com o saldo restante de R$ 1.500,00 a ser pago até o quinto dia útil de janeiro de 2025.
► Garantia de cumprimento da cláusula do ACT de contratações via concurso público em dezembro de 2024
► Ajustes na cláusula da gratificação de férias para incluir que o cálculo incidirá também sobre abonos e que não haverá prejuízos nas ações judiciais em andamento movidas pelos sindicatos, que reivindicam o pagamento retroativo dessa gratificação.
► Zero descontos dos dias parados e compensação apenas até zerar a carga postal na unidade do empregado.
Em breve será publicado o acordo na íntegra, assim que estiver devidamente revisado e assinado.
Parabéns a todos e todas que se uniram ao Sindicato e aos seus companheiros de trabalho e participaram de mais essa grande luta dessa categoria guerreira e vencedora! Juntos estaremos cada dia mais fortes!