Correios: Categoria aprova proposta mediada e encerra a greve
assembleia-sintect-sp-encerra-greve-22-08-2024-bg-700x467

Correios: Categoria aprova proposta mediada e encerra a greve

Trabalhadores finalizam movimento após audiência no Tribunal Superior do Trabalho

SINTECT-SP 23 ago 2024, 10:08

Via SINTECT-SP

► A reunião de mediação realizada na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, TST, foi solicitada pela FINDECT devido à intransigência da direção da ECT, que se negou a apresentar uma proposta decente e a melhorar a última que fez e foi rejeitada pela categoria.

► O resultado da mediação foi positivo e supera a proposta apresentada pela ECT e que foram avaliados pela categoria em assembleia nesta quinta, 22/8, que decidiu aprovar a proposta e encerrar a greve.

► Os 25 sindicatos da FENTECT que quebraram a unidade e não participaram da luta e da greve por orientação de sua direção aprovaram a proposta anterior apressadamente – Se eles também estivessem em greve, com certeza os avanços conquistados na mediação do TST seriam maiores!!

Assembleia com grande participação dos trabalhadores da base do SINTECT-SP realizada nesta quinta-feira, 22 de agosto, decidiu aprovar a proposta discutida no TST, que trouxe avanços em relação ao que a direção da ECT apresentou anteriormente e fora aceito por 25 Sindicatos da outra federação, que não realizaram greve.

Com essa grande união, saímos de cabeça erguida, moralmente vencedores, cientes de que fizemos nossa parte e conseguimos uma melhoria na proposta da empresa aceita pelos dirigentes sindicais que sentaram no colo da direção da empresa e não realizaram greve. Na base de São Paulo a participação espetacular. Até companheiros que nunca haviam participado de uma greve entraram na luta deste ano.

A luta dos trabalhadores resultou em:

► Redução do prazo para a apresentação do relatório final sobre o plano de saúde, de 90 para 60 dias – OBS: os fura-greve haviam aceitado 90 dias.

► Antecipação de R$ 1.000,00 referente ao Vale Perú para setembro, com o saldo restante de R$ 1.500,00 a ser pago até o quinto dia útil de janeiro de 2025.

► Garantia de cumprimento da cláusula do ACT de contratações via concurso público em dezembro de 2024

► Ajustes na cláusula da gratificação de férias para incluir que o cálculo incidirá também sobre abonos e que não haverá prejuízos nas ações judiciais em andamento movidas pelos sindicatos, que reivindicam o pagamento retroativo dessa gratificação.

► Zero descontos dos dias parados e compensação apenas até zerar a carga postal na unidade do empregado.

Em breve será publicado o acordo na íntegra, assim que estiver devidamente revisado e assinado.

Parabéns a todos e todas que se uniram ao Sindicato e aos seus companheiros de trabalho e participaram de mais essa grande luta dessa categoria guerreira e vencedora! Juntos estaremos cada dia mais fortes!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores