Governo Leite quer privatizar a educação gaúcha
PPP das escolas

Governo Leite quer privatizar a educação gaúcha

Professores, pais e alunos se mobilizam contra projeto de PPP em escolas estaduais

Mandato Luciana Genro 15 ago 2024, 10:12

Foto: Ascom Luciana Genro

O mais novo plano do governo Eduardo Leite (PSDB) é estabelecer parcerias público privadas (PPPs) em escolas estaduais gaúchas. Professores, pais e alunos se reuniram na Escola Professor Oscar Pereira, na quarta-feira (14) em atividade promovida pelo Cpers, para debater o assunto, com a presença da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

A reunião foi coordenada por Neiva Lazzarotto, dirigente do 39º Núcleo do Cpers, e realizada em uma das 99 escolas em que o governo pretende implantar o sistema de PPPs. 

“Sabemos que muitas escolas estão em situação de abandono, com obras paradas. Ao invés do governo repassar o dinheiro para que as escolas façam os reparos, eles querem contratar uma empresa privada, que visa o lucro”, informou Neiva.

A proposta é que serviços que eles chamam de “não pedagógicos”, como manutenção, higiene, segurança e merenda, passarão a ser administrados por uma empresa, em uma concessão que irá durar 25 anos. A comunidade escolar da Oscar Pereira relatou não ter sido consultada sobre seu interesse nesse modelo.

“Essa proposta esvazia o poder da direção, dos professores e inclusive dos pais e alunos, que não poderão cobrar do governo a respeito das melhorias que são necessárias. Como a comunidade escolar e nós, enquanto deputados, iremos controlar de que forma o dinheiro está sendo gasto?”, questionou Luciana Genro, comparando com a situação da CEEE Equatorial, que piorou muito o serviço após ser privatizada.

Neiva ainda apontou que o maior gasto será o inicial, com reformas que já são necessárias, mas que o governo pretende investir R$ 4,8 bilhões nestas PPPs. Isso significa que, após os reparos iniciais, as empresas seguirão ganhando por muitos anos para apenas manter as escolas, garantindo seu lucro. 

“O próprio sucateamento das escolas é o primeiro passo para que o governo possa vender a privatização como única solução possível”, explicou Luciana Genro.

Não haverá garantia de que tipo de alimentação será fornecida, nem de qual será a qualidade da higienização e da segurança. 

“Se a empresa quiser oferecer bolachinha e suco, eles irão poder. Não vamos ter como controlar isso”, criticou Luciana Genro. 

“Hoje temos uma alimentação muito boa na nossa escola, com comida de verdade. As crianças são bem tratadas e se dão bem com todos os funcionários. Não teremos mais essa garantia”, complementou a diretora Cemirames Carvalho.

Professores, professoras, funcionárias e mães se manifestaram na reunião, expressando suas preocupações com esse projeto. Uma delas falou de seu filho adolescente, que tem problemas de socialização e sempre foi respeitado e acolhido na escola. A deputada Sofia Cavedon (PT)  também esteve presente e se colocou contra essa proposta. A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa irá realizar uma audiência pública sobre o assunto, com data a ser definida.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi