MPRS dá parecer favorável a revogação da lei que extingue função de cobrador
Transporte Coletivo

MPRS dá parecer favorável a revogação da lei que extingue função de cobrador

Após atropelos na votação da proposta, o vereador Roberto Robaina apelou à Promotoria 

Tatiana Py Dutra 21 ago 2024, 10:00

Foto: Fernanda Schwengber Leal/Ascom Carris PMPA

Em setembro de 2022, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei do Executivo que propunha a extinção gradativa da função de cobrador de transporte coletivo na capital gaúcha. A votação, vencida pelo governo Sebastião Melo por 21 a 12, foi tão atabalhoada quanto a tramitação da proposta.

O projeto não estava sequer na Ordem do Dia da votação de 1º/9, mas foi incluído por solicitação da vice-líder do governo, vereadora Comandante Nadia (DEM). A discussão e a votação do projeto e suas emendas foram enteadas “goela abaixo”, iniciando na sessão ordinária, às 14h15min, que foi prorrogada por duas horas, e concluída em sessão extraordinária, às 23h31min.

Os atropelos foram tantos que o vereador Roberto Robaina (PSOL) apelou à Justiça e ao Ministério Público para que a lei seja anulada. Finalmente, na terça-feira (20), o parlamentar recebeu da procuradora Vera Lúcia Quevedo, do MPRS, um parecer favorável ao apelo.

“Os argumentos que eu demonstrei de que o processo legislativo foi totalmente viciado, foi atropelado [foram aceitos]. As comissões não puderam debater e sequer o presidente da Câmara atuou corretamente colocando [a proposta] na ordem do dia. Foi sem a sua assinatura o projeto de lei que extingue os cobradores”, lembra Robaina.

Efeitos

Conforme o prefeito Sebastião Melo, o projeto de extinção da função era “ação indispensável para possibilitar não somente a modicidade tarifária do transporte coletivo de Porto Alegre, mas, a médio prazo, a própria continuidade da existência e disponibilização de tal serviço público”. Esqueceu que a medida sobrecarrega os motoristas, suprime espaços no mercado de trabalho e desqualifica ainda mais o transporte público.

A conclusão do plano de extinção está prevista para 2026. Talvez, antes disso, o Tribunal de Justiça analise o pedido do vereador, avalizado agora pelo MPRS. Nesse processo, valerá a luta política e jurídica contra a extinção da função de cobrador. 

“Enfrentarmos esse governo autoritário que atropela o processo legislativo. E quero dizer mais: a luta em defesa dos rodoviários e dos cobradores é um compromisso que eu tenho há muito tempo e eu vou seguir com ele”, promete Robaina.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi