MPRS dá parecer favorável a revogação da lei que extingue função de cobrador
Transporte Coletivo

MPRS dá parecer favorável a revogação da lei que extingue função de cobrador

Após atropelos na votação da proposta, o vereador Roberto Robaina apelou à Promotoria 

Tatiana Py Dutra 21 ago 2024, 10:00

Foto: Fernanda Schwengber Leal/Ascom Carris PMPA

Em setembro de 2022, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei do Executivo que propunha a extinção gradativa da função de cobrador de transporte coletivo na capital gaúcha. A votação, vencida pelo governo Sebastião Melo por 21 a 12, foi tão atabalhoada quanto a tramitação da proposta.

O projeto não estava sequer na Ordem do Dia da votação de 1º/9, mas foi incluído por solicitação da vice-líder do governo, vereadora Comandante Nadia (DEM). A discussão e a votação do projeto e suas emendas foram enteadas “goela abaixo”, iniciando na sessão ordinária, às 14h15min, que foi prorrogada por duas horas, e concluída em sessão extraordinária, às 23h31min.

Os atropelos foram tantos que o vereador Roberto Robaina (PSOL) apelou à Justiça e ao Ministério Público para que a lei seja anulada. Finalmente, na terça-feira (20), o parlamentar recebeu da procuradora Vera Lúcia Quevedo, do MPRS, um parecer favorável ao apelo.

“Os argumentos que eu demonstrei de que o processo legislativo foi totalmente viciado, foi atropelado [foram aceitos]. As comissões não puderam debater e sequer o presidente da Câmara atuou corretamente colocando [a proposta] na ordem do dia. Foi sem a sua assinatura o projeto de lei que extingue os cobradores”, lembra Robaina.

Efeitos

Conforme o prefeito Sebastião Melo, o projeto de extinção da função era “ação indispensável para possibilitar não somente a modicidade tarifária do transporte coletivo de Porto Alegre, mas, a médio prazo, a própria continuidade da existência e disponibilização de tal serviço público”. Esqueceu que a medida sobrecarrega os motoristas, suprime espaços no mercado de trabalho e desqualifica ainda mais o transporte público.

A conclusão do plano de extinção está prevista para 2026. Talvez, antes disso, o Tribunal de Justiça analise o pedido do vereador, avalizado agora pelo MPRS. Nesse processo, valerá a luta política e jurídica contra a extinção da função de cobrador. 

“Enfrentarmos esse governo autoritário que atropela o processo legislativo. E quero dizer mais: a luta em defesa dos rodoviários e dos cobradores é um compromisso que eu tenho há muito tempo e eu vou seguir com ele”, promete Robaina.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores