Policiais militares de Porto Alegre terão câmeras nas fardas até março
Brigada Militar

Policiais militares de Porto Alegre terão câmeras nas fardas até março

Previsão foi apresentada pelo secretário de Segurança à deputada Luciana Genro (PSOL), autora do PL que visa a instalação dos equipamentos

Mandato Luciana Genro 12 ago 2024, 10:10

Foto: BM/Divulgação

Até março de 2025, 1.100 policiais de Porto Alegre, dos quais mil são militares e 100 civis, contarão com câmeras corporais em suas fardas. A previsão foi dada à deputada Luciana Genro (PSOL) em reunião com a Secretaria de Segurança Pública na quinta-feira (8). A parlamentar é relatora da Subcomissão das Câmeras Corporais, criada para acompanhar a instalação destes aparelhos por parte do governo do estado, além de ser autora do projeto de lei que prevê o uso das câmeras.

Enquanto autora do projeto de lei voltado para o assunto, protocolado ainda antes do governo estadual tomar a iniciativa de fornecer as câmeras, Luciana Genro vem buscando acompanhar de perto a instalação. A subcomissão já se reuniu com o idealizador da política em São Paulo, Coronel Robson Cabanas Duque, e com diversos especialistas e pesquisadores no tema, para contribuir com as discussões. O Coordenador Técnico da Subcomissão, Conrado Klöckner, e o assessor jurídico Samuel Forneck também participaram da reunião.

“Queremos adequar o projeto de lei para aprimorá-lo e ser um complemento legal ao que já está sendo feito por essa administração”, afirmou a deputada. O secretário Sandro Caron relatou que a ideia é começar com mil câmeras, a serem colocadas em policiais de Porto Alegre, iniciando pelo Batalhão do Centro.

O diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado, Coronel Alex Sandre Severo, afirmou que seriam necessárias 5.500 câmeras para atender todo o estado e que o tempo de instalação dessas primeiras mil é de cerca de seis meses.

As câmeras irão permanecer ligadas, filmando durante todo o tempo que o policial estiver na rua, e o próprio policial poderá ver as imagens de sua câmera. Além disso, haverá um sistema de supervisão que permitirá a revisão das imagens por superiores, seja para fins de garantir o uso adequado, seja para fins de treinamento.

“Tudo aqui é auditado. Qualquer pessoa que mexer na imagem, buscando recortar uma parte, por exemplo, aciona um grupo de pessoas, não é qualquer um que irá poder fazer isso”, garantiu o secretário. Ele tranquilizou a respeito da possibilidade de perseguições, pois afirmou que acessos atípicos, como o de um superior olhando constantemente as gravações de um subordinado específico, o que não só ficaria registrado, mas geraria um alerta.

A Subcomissão foi instalada em junho e emitirá seu relatório final nos próximos meses.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores