Sâmia apresenta projeto para garantir financiamento da Política Nacional de Cuidados
Política de Cuidados2

Sâmia apresenta projeto para garantir financiamento da Política Nacional de Cuidados

Proposta da deputada do PSOL-SP visa alterar a lei do Fundo Social do pré-sal para incluir a nova política no rol de programas beneficiados pelos recursos

Mandato Sâmia Bomfim 6 ago 2024, 10:32

Foto: Ascom Sâmia Bomfim

A deputada federal Sâmia Bomfim apresentou o Projeto de Lei (PL) 2947/2024, que visa garantir os recursos necessários para a implementação da Política Nacional de Cuidados. Com a iniciativa, a parlamentar propõe alterar a regulamentação sobre o uso do Fundo Social do pré-sal para incluir a nova política no rol de programas beneficiados. Reconhecer o cuidado como trabalho e também como um direito – especialmente para crianças, idosos e pessoas com deficiência – é uma das prioridades do mandato da parlamentar do PSOL-SP e uma das principais pautas da Bancada Feminina na atual Legislatura.

Desde o início do ano, Sâmia assumiu a relatoria do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara, instituído no âmbito da Secretaria da Mulher, para tratar sobre o tema considerado central para a promoção da igualdade de gênero, o bem-estar social e a qualidade de vida da população.

 “É por isso que estamos avançando, seja no Legislativo, seja no Executivo, para garantir o cuidado como direito e como trabalho, reconhecendo as jornadas exaustivas, a desigualdade de gênero e raça na sua divisão, questões previdenciárias, remunerativas, de maternidade e outras”, explicou a deputada.

No entanto, a parlamentar frisa que, sem recursos, uma política pública não sai do papel e não atinge seus destinatários, “neste caso, em sua maioria, destinatárias”. 

“Para se concretizar, a Política Nacional de Cuidados precisa contar com uma fonte segura de investimentos. O que o projeto pretende é fazer com que o Fundo Social do pré-sal destine também recursos para a Política Nacional de Cuidados que estamos construindo em nosso país”, completou Sâmia.

O Fundo

Criado em 2010 por meio da Lei 12.351, o Fundo Social é uma reserva financeira obtida e administrada pelo governo por meio da exploração do petróleo e gás natural das camadas do pré-sal, de forma que a renda seja revertida para o desenvolvimento sustentável e o bem da maioria do povo brasileiro, mesmo após o esgotamento dos recursos. O Fundo recebe parte dos royalties e participações especiais, além de receitas da comercialização do óleo e gás da União nos contratos de partilha e bônus oriundos de leilões. Hoje, 50% do dinheiro é obrigatoriamente destinado às áreas da saúde e educação.

Na justificativa do PL 2947/2024, Sâmia Bomfim detalhou que a Política de Cuidados abrange uma variada gama de atividades que vão desde o trabalho doméstico, remunerado ou não, até os serviços prestados por cuidadores profissionais. “A diversidade nas formas de cuidados reflete a complexidade e a importância do debate no sentido de garantir o bem-estar e a qualidade de vida em diferentes estágios e contextos”, argumentou a deputada.

O texto do projeto ainda traz dados do IBGE que escancaram as desigualdades na divisão do trabalho de cuidados no Brasil a partir dos recortes de gênero e de classe, agravadas pelos aspectos raciais. “Reconhecer e considerar a perspectiva das cuidadoras, já que o perfil de cuidados no Brasil é majoritariamente feminino e negro, torna-se essencial para aprofundar o debate […] Boa parte da provisão dos cuidados é de responsabilidade de mulheres negras, tanto no trabalho remunerado como nos afazeres doméstico e de cuidados exercidos no interior de seus domicílios”.

No início de julho, durante a reunião do Conselho da Federação, o presidente Lula assinou a mensagem ao Congresso com o texto de um PL que cria a Política Nacional de Cuidados. A proposta foi construída a partir de amplo diálogo que envolveu a participação de 20 ministérios, além de integrantes de estados, municípios e acadêmicos. Houve também a própria articulação feita entre o GT da Câmara e a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), respectivamente representados por Sâmia a secretária Laís Abramo.

“Mostra-se fundamental, portanto, que a Política Nacional de Cuidados conte, desde já, com uma fonte segura de recursos para o seu desenvolvimento”, defendeu a relatora do GT. Outras 25 deputadas de 10 partidos, dos mais diversos campos ideológicos, subscreveram o projeto de autoria de Sâmia.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 26 mar 2025

Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!

A recente decisão do STF fortalece a luta pela prisão de Bolsonaro e seus aliados golpistas
Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"