Trensurb contra a parede
Trensurb2

Trensurb contra a parede

Luciana Genro e Sindimetrô-RS cobram da empresa melhores condições de trabalho, segurança e transparência

Mandato Luciana Genro 9 ago 2024, 13:41

Foto: Trensurb/Divulgação

Os trabalhadores da Trensurb têm enfrentado uma série de dificuldades desde que a empresa passou a estar ameaçada de privatização, há seis anos, além de novos problemas ocasionados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A deputada Luciana Genro (PSOL) e o Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô-RS) se reuniram com a presidência da Trensurb para informar a situação e cobrar providências.

“O Sindimetrô me procurou com uma série de questões que se agravaram após a enchente. Os trabalhadores precisam de um retorno da diretoria a respeito das condições de trabalho e da reabertura dos terminais”, afirmou Luciana Genro.

A reunião foi um dos encaminhamentos do encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb Pública, da qual Luciana é a coordenadora. O governo Lula se comprometeu em retirar a Trensurb do PND, porém até agora isso não foi concretizado, causando apreensão nos trabalhadores.

Trabalhadores cobraram melhorias no terminal do Mercado Público

A parlamentar e os funcionários trouxeram diversas preocupações, dentre elas os boatos de que seriam feitas parcerias público privadas na reconstrução das estações atingidas pela enchente. O diretor-presidente, Ernani Fagundes, garantiu que isso não está sendo cogitado e que funcionários serão contratados diretamente pela empresa, sem privatizações. Ele colocou como prazos para a reabertura da estação Farrapos no mês de setembro e da estação Mercado no mês de dezembro.

Os metroviários relataram insegurança e problemas enfrentados pelos trabalhadores que estão atuando nos ônibus que carregam os passageiros de Canoas a Porto Alegre e vice-versa, proporcionados pela empresa enquanto o serviço não é normalizado.

“Não há estrutura no terminal de ônibus instalado no Mercado Público. O pessoal fica na chuva, sem banheiro, sem uma sala”, explicou o diretor jurídico do Sindimetrô-RS, Ronas Mendes Filho.

O diretor-presidente disse que a empresa irá proporcionar uma sala no Palácio do Comércio, próximo ao terminal, para que os trabalhadores possam usar e ter acesso a banheiros. A questão da falta de segurança nas estações desativadas também foi ressaltada como uma preocupação.

O presidente do Sindimetrô-RS, Luis Henrique Chagas, destacou a importância de haver transparência. 

“A gente trouxe para essa reunião colegas da segurança, manutenção, de várias áreas, para levar as informações de volta para os setores. Porque estamos no escuro, não temos retorno”, criticou. 

Neste sentido, a deputada Luciana Genro sugeriu que haja um fluxo mais direto, com reuniões periódicas entre o sindicato e a diretoria, para garantir transparência.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores