CLDF aprova projeto que pode transformar organização urbana de Brasília. Para pior
Lago Paranoá

CLDF aprova projeto que pode transformar organização urbana de Brasília. Para pior

Deputados distritais endossaram a dispensa do Estudo de Impacto de Vizinhança para a construção civil. Fábio Felix (PSOL) diz que medida vai ‘transformar a cidade em terra de ninguém”

Tatiana Py Dutra 22 out 2024, 11:24

Foto: Secretaria de Turismo/Divulgação

Um polêmico projeto de lei encomendado pelo setor da construção foi aprovado este mês pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).  A medida dispensa construtoras de apresentarem Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a aprovação de empreendimentos. Esse estudo, porém, é fundamental para projetar o quanto a construção de um prédio pode afetar a qualidade de vida da população, o trânsito, do meio ambiente, e apontar medidas para mitigar esses problemas.

Contudo, 17 dos 24 deputados distritais concordaram que a apresentação do EIV é desnecessária, para a felicidades dos especuladores imobiliários e de proprietários de imóveis que tiveram potencial construtivo aumentado pelo Projeto de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Lotes localizados próximo ao Lago Paranoá e no Setor de Clubes Sul, perto do Palácio do Alvorada, poderão agora receber apart-hoteis e hoteis, em tamanho 250% maior do que permitido até o início do ano. Esses gigantes poderão ter  9 mil apartamentos e abrigar 27 mil pessoas – o que, projeta-se, atrairá 20 mil automóveis para um setor já congestionado.

A dispensa do Estudo de Impacto de Vizinhança foi adotado por Porto Alegre, uma capital onde espigões brotam em áreas históricas e de preservação ambiental, o que pode ter contribuído para a tragédia de maio. É algo que significa retrocesso na qualidade de vida da população em prol de um grupo econômico.

Durante a votação do projeto de lei na CLDF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) demonstrou preocupação com a medida. 

“O que estamos fazendo aqui é uma desregulamentação. Estamos no caminho contrário do mundo. E isso não é desburocratização, é transformar a cidade em terra de ninguém”, alertou.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores