CLDF aprova projeto que pode transformar organização urbana de Brasília. Para pior
Lago Paranoá

CLDF aprova projeto que pode transformar organização urbana de Brasília. Para pior

Deputados distritais endossaram a dispensa do Estudo de Impacto de Vizinhança para a construção civil. Fábio Felix (PSOL) diz que medida vai ‘transformar a cidade em terra de ninguém”

Tatiana Py Dutra 22 out 2024, 11:24

Foto: Secretaria de Turismo/Divulgação

Um polêmico projeto de lei encomendado pelo setor da construção foi aprovado este mês pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).  A medida dispensa construtoras de apresentarem Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a aprovação de empreendimentos. Esse estudo, porém, é fundamental para projetar o quanto a construção de um prédio pode afetar a qualidade de vida da população, o trânsito, do meio ambiente, e apontar medidas para mitigar esses problemas.

Contudo, 17 dos 24 deputados distritais concordaram que a apresentação do EIV é desnecessária, para a felicidades dos especuladores imobiliários e de proprietários de imóveis que tiveram potencial construtivo aumentado pelo Projeto de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Lotes localizados próximo ao Lago Paranoá e no Setor de Clubes Sul, perto do Palácio do Alvorada, poderão agora receber apart-hoteis e hoteis, em tamanho 250% maior do que permitido até o início do ano. Esses gigantes poderão ter  9 mil apartamentos e abrigar 27 mil pessoas – o que, projeta-se, atrairá 20 mil automóveis para um setor já congestionado.

A dispensa do Estudo de Impacto de Vizinhança foi adotado por Porto Alegre, uma capital onde espigões brotam em áreas históricas e de preservação ambiental, o que pode ter contribuído para a tragédia de maio. É algo que significa retrocesso na qualidade de vida da população em prol de um grupo econômico.

Durante a votação do projeto de lei na CLDF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) demonstrou preocupação com a medida. 

“O que estamos fazendo aqui é uma desregulamentação. Estamos no caminho contrário do mundo. E isso não é desburocratização, é transformar a cidade em terra de ninguém”, alertou.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 27 nov 2024

A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas

Diversas lutas se combinam no momento: pela prisão de Bolsonaro, pelo fim da a escala 6x1 e contra o ajuste fiscal
A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi