Deputados do PSOL propõem sustar portaria que prejudica servidores federais
fernanda Sâmia e Glauber

Deputados do PSOL propõem sustar portaria que prejudica servidores federais

Segundo Sâmia, Glauber e Fernanda, medida do Ministério da Gestão e Inovação foi apresentada sem discussão prévia com o funcionalismo

Redação da Revista Movimento 22 out 2024, 11:37

Foto: Reprodução/Web

Via: Sindibancários/ES

Os deputados do PSOL Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna e Glauber Braga apresentaram na Câmara dos Deputados um Projeto de Decreto Legislativo (PDL Nº 334/2024) para sustar a Portaria Nº 5.127 do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que é comandado por Esther Dweck. De acordo com os autores do PDL, a portaria é decorrência das imposições do arcabouço fiscal e representa retrocessos para os servidores e servidoras federais. 

Em uma postagem no X (antigo Twitter), a deputada Sâmia alerta que a portaria institui uma espécie de reforma administrativa que prejudicará servidores da ativa e ingressantes no serviço público, dificultando muito a progressão de carreira. Ela diz que a proposta foi apresentada sem discussão com os servidores. 

“Diante dos ataques da extrema-direita e do Centrão a tudo que é público, o caminho deveria ser o contrário: o fortalecimento e estruturação das carreiras, a devida destinação orçamentária para as áreas sociais, e a recomposição salarial depois de tantas perdas impostas por Paulo Guedes e Bolsonaro”, afirma Sâmia.

A parlamentar acrescenta que o PDL 334/2024 irá assegurar os direitos dos servidores e o fortalecimento do serviço público, o que também garante os direitos de toda a população.

O dirigente do Sindicato dos Bancários/ES e membro do Comando Nacional do Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão) destaca a importância do PDL dos deputados do PSOL. 

“A classe trabalhadora vem sofrendo reveses desde a reforma trabalhista (2017) patrocinada por Michel Temer, cujo relator da matéria e garoto-propaganda da reforma foi o então senador Ricardo Ferraço, atual vice-governador do Espírito Santo. De lá para cá, como disse a deputada Sâmia, os trabalhadores sofreram novos ataques da dupla Bolsonaro e Paulo Guedes. É inaceitável que um governo progressista imponha uma portaria que prevê o alongamento de carreiras e redução de salários”, afirma Carlão. 

A deputada Sâmia sustenta no PDL que a portaria extrapola seu poder regulamentar, invadindo a seara do Poder Legislativo ao inovar na ordem jurídica, sendo ilegal e ilegítima, pois não pode disciplinar as presentes questões que atingem direitos localizados no cerne da administração pública por meio dessa espécie normativa, sob pena de criar-se uma transgressão ao princípio da hierarquia entre os atos normativos, causando, assim, um descompasso que provocará efeitos nefastos ao retirar direitos dos servidores públicos, tanto no presente como no futuro.

A parlamentar cita uma entrevista que a ministra Esther Dweck deu ao jornal Folha de S. Paulo. Segundo Sâmia, a ministra afirmou que, mesmo não tendo sido fixado prazo para que os órgãos façam as adequações sinalizadas na portaria, há possibilidade de que esse prazo seja estabelecido. A deputada diz que isso colocaria em risco as negociações “que vêm sendo estabelecidas com inúmeras categorias de servidores, que buscam, nesse instante, seus legítimos direitos e lutam pela valorização de suas funções e remunerações através de mesas de negociação, muitas delas já abertas”.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"