Vivi Reis retorna à Câmara de Belém do Pará
Vivi Reis

Vivi Reis retorna à Câmara de Belém do Pará

Ex-deputada do PSOL recebeu 6.956 votos e ocupará uma das 35 cadeiras da casa 

Tatiana Py Dutra 8 out 2024, 11:02

Foto: Instagram/Reprodução

Duas vezes eleita a melhor deputada federal do Pará, Vivi Reis (PSOL) retorna à Câmara Municipal de Belém em 2025. Sua primeira eleição foi como vereadora, em 2020. Porém, ela deixou a casa para assumir uma vaga de suplente na Câmara dos Deputados. No pleito do último domingo, ela foi escolhida por 6.956 eleitores, e agradeceu.

“Vencemos! Gratidão, 6.956 pessoas que acreditaram no nosso projeto coletivo. Vamos ocupar a câmara com nossas lutas por uma Belém com mais direitos para o povo que batalha’, comemorou ela em suas redes sociais.

A fisioterapeuta de 33 anos se destaca em sua trajetória política na defesa das causas negra, LGBTQIA+, feminista e ambiental, recebendo grande destaque enquanto deputada federal ao ser relatora do Caso Bruno Pereira e Dom Phillips  na Câmara. Em entrevista ao site Alma Preta, a vereadora eleita disse enxergar uma interseccionalidade em todas as bandeiras que carrega.

“Enquanto mulher, negra, periférica e bissexual carrego em mim todas as lutas que travo e elas se interseccionam, posto que não há como pensar uma luta antirracista que não englobe as diversidades sexuais e de gênero. Dentro do cotidiano da Câmara Municipal não é diferente, não há como pensar uma pauta que seja sobre a nossa cidade e não esteja diretamente relacionada com as nossas lutas e nossa existência. O antirracismo dentro da atuação parlamentar se dá também como se mudássemos as lentes que usamos para enxergar a política da cidade. Não se trata, portanto, de uma ou outra pauta, não podemos colocar essas bandeiras em oposição e sim pensar a totalidade delas a partir de uma perspectiva antirracista para todo e qualquer enfrentamento travado no parlamento”, afirma.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores