O primeiro jornal dos Panteras Negras
Harris-on-the-Black-Panther-Documentary

O primeiro jornal dos Panteras Negras

O periódio foi lançado em 1967 na cidade californiana de Oakland

Redação da Revista Movimento 20 nov 2024, 14:26

Foto: David Fenton/Reprodução

Em 25 de abril de 1967 foi lançado o primeiro número do The Black Panther (“O Pantera Negra”), periódico do Partido dos Panteras Negras para a Autodefesa, com o subtítulo “Serviço de Notícias da Comunidade Negra”. A partir do ramo de Emeryville, da cidade californiana de Oakland, a primeira edição do jornal mimeografado apresentava a manchete “Por que Denzil Dowell foi morto”.

Denzil era um residente afro-americano de North Richmond, Califórnia, que foi baleado e morto por um oficial do Departamento do Xerife do Condado de Contra Costa. O assassinato levou a uma manifestação organizada pelos Panteras Negras e, durante o ato, 15 membros armados do partido protestaram contra a brutalidade policial. Esse evento ajudou a colocar os Panteras Negras em destaque nacional, além de fornecer conteúdo para a primeira edição do jornal do partido

O Partido dos Panteras Negras começou em 1966, após os cofundadores Huey Newton e Bobby Seale se conhecerem no Merritt College. O jornal do partido foi lançado em 1967 como um boletim informativo de quatro páginase, a partir de 1969, o partido criou programas sociais, incluindo o Programa de Café da Manhã Grátis para Crianças, programas educacionais e clínicas de saúde comunitárias. O Partido dos Panteras Negras defendia a luta de classes, alegando representar a vanguarda proletária racializada e oprimida nos Estados Unidos.

Em 1969, o diretor do FBI J. Edgar Hoover descreveu os Panteras Negras como “a maior ameaça à segurança interna do país” e o FBI sabotou o partido por meio de um programa de contrainteligência ilegal e secreto, utilizando vigilância, infiltração, perjúrio e assédio policial, com o objetivo de minar e criminalizar o partido. O FBI também esteve ligado aos assassinatos de Fred Hampton e Mark Clark em 1969, mortos em uma operação da Polícia de Chicago.

Membros dos Panteras Negras estiveram envolvidos em vários confrontos com a polícia. Em 1967, Huey Newton foi acusado de matar o policial John Frey, e, em 1968, Eldridge Cleaver (Ministro da Informação do partido) supostamente liderou uma emboscada contra policiais de Oakland, que resultou em dois oficiais feridos e na morte de Bobby Hutton, tesoureiro dos Panteras.

A perseguição governamental aconteceu durante o crescimento do Partido entre afro-americanos e a esquerda política, que viam o grupo como uma força poderosa contra a segregação racial e o alistamento militar obrigatório durante a Guerra do Vietnã. A filiação ao partido atingiu seu pico em 1970, mas declinou gradualmente na década seguinte devido à difamação pela grande mídia e conflitos internos, em grande parte fomentados pelo FBI.

Os Panteras Negras também impulsionaram a Rainbow Coalition (Coalizão Arco-Íris), uma aliança multirracial da classe trabalhadora formada em Chicago e composta por diversas organizações políticas dos Estados Unidos, incluindo principalmente afro-americanos e ex-membros de movimentos latinos. Entre seus membros estavam José Cha Cha Jiménez e os Young Lords (jovens imigrantes porto-riquenhos), além dos Young Patriots Organization (Organização dos Jovens Patriotas), formada por jovens brancos pobres.

Até os dias de hoje, os Panteras Negras são uma grande referência da luta antirracista e seu legado é parte da memória dos setores combativos anticapitalistas em todo mundo. Confira abaixo o original do primeiro jornal:


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi