Responsáveis por alunos da Educação Infantil terão passe livre no DF
Passe livre DF

Responsáveis por alunos da Educação Infantil terão passe livre no DF

Por déficit de vagas, muitas crianças são matriculadas em escolas distantes de suas residências. Medida visa garantir escolarização dos pequenos

Tatiana Py Dutra 12 nov 2024, 11:07

Foto: Semob/DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o projeto de lei (PL) de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL-DF) que prevê passe livre no transporte público para acompanhantes de crianças matriculadas na Educação Infantil. O benefício é válido para percurso local ou interurbano e é destinado a um único responsável. 

O texto da proposta destaca que há um gigantesco déficit de vagas para Educação Infantil na rede pública do DF: cerca de 14 mil. E muitas vezes, as crianças que conseguem vagas são matriculadas em instituições que ficam muito longe de suas residências. Um dos propósitos da iniciativa de Felix é colaborar economicamente com as famílias forçadas a se deslocar para garantir a escolarização das crianças.

“Nesse quadro, a gratuidade no transporte no trajeto da residência da família até a instituição de Educação Infantil é fundamental, tanto para as crianças quanto por um de seus responsáveis”, diz um trecho do projeto. 

“Caso contrário, na impossibilidade de pagar a passagem, a criança pode deixar de acessar a educação infantil. Isso prejudica a própria criança e toda a família, principalmente as mães e outras mulheres da família, que são desproporcionalmente responsabilizadas pelo cuidado com as crianças”, frisa o deputado.

O risco de evasão escolar tornando fundamental que o estado lhes garanta o acesso ao estudo, facilitando seu deslocamento.

“O acompanhamento por pelo menos um dos responsáveis é essencial para que as crianças possam transitar com segurança. Além disso, na impossibilidade de pagar a passagem, a criança pode deixar de acessar a educação infantil prejudicando a própria criança e toda a família, principalmente as mulheres, que são desproporcionalmente responsabilizadas pelo cuidado com as crianças”, acrescenta Felix.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores