Responsáveis por alunos da Educação Infantil terão passe livre no DF
Passe livre DF

Responsáveis por alunos da Educação Infantil terão passe livre no DF

Por déficit de vagas, muitas crianças são matriculadas em escolas distantes de suas residências. Medida visa garantir escolarização dos pequenos

Tatiana Py Dutra 12 nov 2024, 11:07

Foto: Semob/DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o projeto de lei (PL) de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL-DF) que prevê passe livre no transporte público para acompanhantes de crianças matriculadas na Educação Infantil. O benefício é válido para percurso local ou interurbano e é destinado a um único responsável. 

O texto da proposta destaca que há um gigantesco déficit de vagas para Educação Infantil na rede pública do DF: cerca de 14 mil. E muitas vezes, as crianças que conseguem vagas são matriculadas em instituições que ficam muito longe de suas residências. Um dos propósitos da iniciativa de Felix é colaborar economicamente com as famílias forçadas a se deslocar para garantir a escolarização das crianças.

“Nesse quadro, a gratuidade no transporte no trajeto da residência da família até a instituição de Educação Infantil é fundamental, tanto para as crianças quanto por um de seus responsáveis”, diz um trecho do projeto. 

“Caso contrário, na impossibilidade de pagar a passagem, a criança pode deixar de acessar a educação infantil. Isso prejudica a própria criança e toda a família, principalmente as mães e outras mulheres da família, que são desproporcionalmente responsabilizadas pelo cuidado com as crianças”, frisa o deputado.

O risco de evasão escolar tornando fundamental que o estado lhes garanta o acesso ao estudo, facilitando seu deslocamento.

“O acompanhamento por pelo menos um dos responsáveis é essencial para que as crianças possam transitar com segurança. Além disso, na impossibilidade de pagar a passagem, a criança pode deixar de acessar a educação infantil prejudicando a própria criança e toda a família, principalmente as mulheres, que são desproporcionalmente responsabilizadas pelo cuidado com as crianças”, acrescenta Felix.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi