Câmara de SP aprova avanço da privatização de espaços públicos em primeira votação
Ricardo Nunes

Câmara de SP aprova avanço da privatização de espaços públicos em primeira votação

Projeto enviado pelo prefeito Ricardo Nunes prevê concessão de ciclovias, ginásios e até terrenos gerando preocupações sobre os impactos à população

Tatiana Py Dutra 12 dez 2024, 09:05

Foto: Reprodução

A fúria entreguista do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), é imparável. às vésperas do recesso dos trabalhos da Câmara de Vereadores, o chefe do Executivo enviou à casa um projeto de lei que prevê a privatização dos equipamentos públicos na cidade – de ciclovias a ginásios esportivos. O pior é que os parlamentares aprovaram a proposta em primeira votação.

Em sessão realizada na noite da terça-feira (10), o texto foi aprovado por 33 votos a 13. A segunda votação deve ocorrer na semana que vem. Se a lei for aprovada, o terreno do Santa Paula Iate Clube, localizado na região da orla da Represa Guarapiranga, deve ser o primeiro imóvel entregue à iniciativa privada.

A concessão de serviços públicos é extremamente arriscada, uma vez que mesmo em caso da concessionária não cumprir os termos do contrato é complexo revogá-lo – vide o caso da Enel em São Paulo, apesar do suplício dos consumidores que ficam dias sem energia elétrica.

Herança de Dória

O projeto de lei é um “filhote” de uma proposta apresetada pelo ex-prefeito João Doria em . 2017, que autorizou a concessão à iniciativa privada de locais voltados a “criação ou fortalecimento de iniciativas de economia criativa e de diversidade cultural, intelectual, histórica, lazer ou turística na cidade”.

A prefeitura de São Paulo afirmou, em nota, que “apesar das concessões, os espaços continuam sendo públicos”, e acrescentou que os contratos serão submetidos à avaliação do Conselho Municipal de Desestatização e Parcerias, estudos de diagnóstico e consultas públicas”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores