Chega de violência policial! Justiça para todas as vítimas!
image_processing20200720-13678-1olpbbs

Chega de violência policial! Justiça para todas as vítimas!

Casos recentes de violência policial se espalham por todo país, amplificando a repressão estatal cotidiana nas periferias

Negritude do MES 4 dez 2024, 11:03

Os recentes casos de violência policial em vários estados do Brasil evidenciam uma crise estrutural em nosso sistema de segurança pública. A Polícia Militar tem sido responsável por ações que resultam na morte de jovens negros, periféricos e trabalhadores.

Em Pernambuco, Thiago Bezerra, um motoboy que estava trabalhando, foi morto a sangue frio. Gabriel Costa assassinado em Salvador. Em São Paulo, Gabriel Renan Soares foi assassinado com requintes de crueldade com 11 tiros queima ropa, e outro homem foi jogado de um viaduto por um policial militar. Esses crimes não são casos isolados, são parte de um padrão histórico de opressão e racismo institucional.

A violência policial é cotidiana em todas as nossas periferias. No ano passado, de acordo com o anuário de segurança pública, foram 6.393 casos resultantes da letalidade de agentes do estado – em média, 4 dessas 5 pessoas eram pretas ou pardas. O número de mortes provocadas por intervenção policial no Brasil cresceu 188,9% em uma década.

Por exemplo, em relação ao estado de São Paulo, em 2024, a letalidade policial atingiu níveis alarmantes, com 496 mortes até setembro, um aumento de 75% em relação ao ano anterior. O massacre racializado é evidente: 64% das vítimas eram pretas ou pardas. Esses dados refletem o genocídio da população negra e pobre, sistematicamente eliminada pela violência do Estado. Não podemos esquecer os 9 jovens mortos pela Polícia Militar em Paraisópolis, em 2019. A criação de uma segunda ouvidoria subordinada à Secretaria de Segurança Pública em São Paulo é um retrocesso, enfraquecendo ainda mais os mecanismos de controle existentes.

A impunidade segue como regra, e representam graves violações dos Direitos Humanos, permitindo que os responsáveis por essas tragédias continuem agindo com total descaso pela vida das pessoas mais vulneráveis. É urgente exigir mudanças profundas na atuação policial.

A implementação de câmeras corporais para todos os agentes da PM é uma medida necessária para aumentar a transparência e prevenir abusos. No entanto, apenas o controle externo e a denúncia não bastam. É preciso questionar a lógica militarizada e racista que sustenta as ações das forças de segurança pública no Brasil.

Convocamos a sociedade a se mobilizar contra a violência policial! Os dados são de conhecimento público, porém mesmo com esses acontecimentos escancarando a realidade para todos, não há sensibilidade sobre o tema. Precisamos de uma ampla luta popular para exigir justiça por Thiago, Gabriel, os jovens de Paraisópolis e tantas outras vítimas da brutalidade do Estado. A impunidade não pode mais prevalecer. Lutamos por políticas públicas que valorizem vidas e promovam igualdade, ao invés de perpetuar a opressão e o extermínio.

Câmera na farda já! Controle efetivo das ações policiais e responsabilização por atos de violência. Chega de impunidade! Justiça para as vítimas da violência do Estado!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 27 nov 2024

A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas

Diversas lutas se combinam no momento: pela prisão de Bolsonaro, pelo fim da a escala 6x1 e contra o ajuste fiscal
A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi