Deputados do PSOL apresentam projeto para revogar teto de gastos
Fernando Haddad

Deputados do PSOL apresentam projeto para revogar teto de gastos

Medida é resposta ao anúncio das regras de ajuste fiscal feitas pelo ministro Fernando Haddad 

Giovanny Ferreira 4 dez 2024, 11:03

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os deputados federais do PSOL Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna, Glauber Braga, Luiza Erundina, Tarcísio Motta e Chico Alencar protocolaram no Congresso um projeto para revogar o teto de gastos do arcabouço fiscal. O PLP 211/24 visa estabelecer uma nova lógica orçamentária que atenda às demandas sociais, fortaleça direitos, e priorize o desenvolvimento econômico e a justiça social, superando os limites impostos pela lógica de austeridade do atual arcabouço fiscal. 

Através dessa iniciativa, os parlamentares querem impedir reduções no valor do salário mínimo, nos pisos constitucionais da saúde e da educação, e em benefícios sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.

A medida foi protocolada como resposta ao anúncio feito pelo ministro Fernando Haddad (PT) de ajuste fiscal a ser votado pelo Congresso nesta semana, pauta que já foi confirmada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

Se aprovado, o PLP determina o restabelecimento das regras vigentes antes do Teto de Gastos do governo Temer, mantendo a regra da meta de resultado primário prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tal como era até 2016. Com meta de resultado primário, assegura condições para que os investimentos em salário mínimo, benefícios sociais e áreas como saúde e educação acompanhem, no mínimo, o crescimento do Produto Interno Bruto. E, em caso de déficit, descriminaliza uma política de investimentos para permitir ao governo uma atuação contracíclica nas crises.

Na prática, a proposta retoma a regra que inclusive permitiu aos primeiros governos Lula reajustes no salário mínimo que passavam dos 10%. Agora, com o arcabouço, o incremento do S.M que é determinante não só pra ele próprio, como pra diversas outras políticas públicas, fica submetido a um teto de 2,5%, com sorte.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"