‘Desumano’: Rússia destroi instalações de energia da Ucrânia durante o Natal
Guerra da Ucrânia

‘Desumano’: Rússia destroi instalações de energia da Ucrânia durante o Natal

Ataque com mais de 170 drones e mísseis atingiu país durante rigoroso inverno

Redação da Revista Movimento 26 dez 2024, 08:28

Foto: @zelenskyy via Fotos Públicas

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, denunciou nesta quarta-feira (25) a brutalidade de um ataque russo com mísseis e drones contra instalações de energia em um momento profundamente simbólico: o Natal, celebrado pelo país nesta data pela segunda vez em sua história moderna.

O ataque, que atingiu o sistema energético ucraniano em meio ao inverno rigoroso, é um exemplo cruel da estratégia de Moscou de causar sofrimento em massa à população civil. Alarmes antiaéreos soaram às 5h30 locais (0h30 de Brasília), e, pouco depois, a Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia lançou mísseis de cruzeiro Kalibr a partir do Mar Negro.

“Putin escolheu deliberadamente o dia de Natal para atacar. O que poderia ser mais desumano?”, questionou Zelensky, destacando o lançamento de mais de 70 mísseis, incluindo balísticos, e mais de 100 drones de ataque. “O alvo é nosso sistema de energia”, afirmou.

Os ataques causaram mortes e feridos: uma pessoa morreu e seis ficaram feridas, de acordo com as autoridades. Em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, “pelo menos sete bombardeios” foram registrados, enquanto a região de Dnipropetrovsk também foi duramente atingida, com uma morte confirmada. Em outras regiões, milhões ficaram sem energia elétrica, agravando as dificuldades de um inverno já severo.

O chefe da diplomacia ucraniana, Andrii Sibiga, enfatizou que os mísseis russos não apenas ameaçam a Ucrânia, mas também a segurança regional. Um deles passou pelo espaço aéreo da Moldávia e da Romênia, segundo relatos. Contudo, a Romênia negou que algum projétil tenha adentrado seu território.

Essa foi a 13ª onda de ataques em larga escala contra a infraestrutura energética ucraniana em 2023, revelando uma campanha sistemática da Rússia para desestabilizar o país no auge do inverno. Maxim Timchenko, diretor-geral da empresa de energia DTEK, classificou o ataque como um “ato depravado e maligno”. Ele apelou aos aliados de Kiev por mais recursos de defesa, alertando que privar milhões de luz e calor em uma data como o Natal expõe a natureza imoral do governo russo.

A ofensiva russa coincide com um período crítico para a Ucrânia, que enfrenta não apenas a destruição de sua infraestrutura, mas também as consequências humanas e psicológicas de um conflito prolongado. O simbolismo da data é ainda mais marcante porque, em 2023, a Ucrânia oficializou a celebração do Natal em 25 de dezembro, alinhando-se às tradições ocidentais como um gesto de desafio ao domínio cultural russo.

O ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, alertou para os danos significativos ao sistema elétrico e para cortes no abastecimento em várias regiões. As autoridades trabalham para minimizar os efeitos negativos, mas a devastação causada pelos ataques é profunda.

A covardia do Kremlin em escolher um dia sagrado e um momento de fragilidade climática para atacar sublinha a falta de escrúpulos em sua estratégia de guerra. Mesmo diante de uma guerra impiedosa, a resiliência do povo ucraniano persiste, enquanto o mundo assiste com indignação ao sofrimento causado por um regime que parece alheio à humanidade.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores