Em relatório, Luciana Genro aponta importância de regular as câmeras nas fardas em lei
luciana-genro2

Em relatório, Luciana Genro aponta importância de regular as câmeras nas fardas em lei

‘Investigamos com profundidade a experiência de São Paulo e percebemos o quão perigoso é não ter uma regulamentação’, argumenta a deputada

Mandato Luciana Genro 18 dez 2024, 11:17


Relatora da subcomissão que acompanhou a instalação das câmeras corporais no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou seu relatório, que contém recomendações para a Assembleia Legislativa, o Poder Executivo, o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB-RS, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Uma das recomendações é um convênio entre os poderes para que haja maior transparência e fluidez em todos os processos.

“É importante que tenhamos um comitê permanente e que todos os poderes participem do controle e do planejamento dessa política. A ideia é fazer isso a partir da Assembleia, por isso sugerimos que seja feito um esforço conjunto, e a aprovação de uma lei tem um papel fundamental”, aponta Luciana Genro.

A deputada é autora do projeto de lei 85/2023 – Lei Gustavo Amaral e Gabriel Marques, que visa tornar as câmeras nas fardas uma política de Estado, para que não se corra o risco de um governo futuro acabar com ela ou desviar a sua finalidade, como ocorreu em São Paulo.

“Investigamos com profundidade a experiência de São Paulo e percebemos o quão perigoso é não ter uma regulamentação. Com a mudança de governo, atores como a Defensoria Pública e a Ouvidoria da Polícia, que tinham pleno acesso às imagens, passaram a ter enormes dificuldades. Ainda, cada batalhão em São Paulo possui sua própria estrutura para compartilhar os dados, o que gera bastante insegurança para quem precisa de acesso a essas imagens”, argumenta.

A subcomissão foi instalada com a missão de acompanhar a fase inicial de implementação das câmeras nas fardas e oferecer, a partir de suas observações, recomendações para contribuir com o sucesso da política. Para isso, foram feitas visitas técnicas e reuniões que permitiram conhecer as experiências semelhantes já realizadas em São Paulo, Santa Catarina e Bahia.

Outros atores institucionais, como a OAB, o TCE, o MP-RS e a Defensoria Pública participaram dos trabalhos da Subcomissão, que foram coordenados por Conrado Klöckner. “Considerando os benefícios identificados pela literatura científica, essa política não é cara. Ademais, há uma tendência de que o uso em larga escala e a tecnologia a deixem cada vez mais barata. As mil câmeras da primeira fase custarão ao Estado, anualmente, R$ 7 milhões, o que significa 0,05% do orçamento da Secretaria de Segurança Pública. Somente com as transferência do Fundo Nacional já seria possível manter e expandir a política”, avalia Conrado.

O relatório conta com 50 recomendações técnicas, específicas para cada poder. A deputada também está buscando uma reunião com o governador para apresentar o relatório e debater a elaboração de um novo projeto de lei voltado para o tema. O relatório será votado pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia nesta semana ou no início de 2025.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores