Professor Josemar pede revogação de homenagem da Alerj a Braga Netto
Professor Josemar

Professor Josemar pede revogação de homenagem da Alerj a Braga Netto

Militar recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria da Casa, em 2018. Deputado do PSOL considera a manutenção da distinção incompatível com os valores democráticos

Tatiana Py Dutra 19 dez 2024, 11:53

Foto: Reprodução

O deputado estadual Professor Josemar Carvalho (PSOL) protocolou na última terça-feira (17) um Projeto de Resolução para revogar a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) – concedida ao general Braga Netto. Segundo o parlamentar, a homenagem ao militar, investigado por conspirar para um golpe de Estado, é incompatível com os valores democráticos.

“O general Braga Netto, pelo caminhar das investigações, foi um grande articulador da trama golpista contra os nossos Poderes. Não vamos admitir que receba medalha de uma casa de leis“, afirmou o parlamentar.

Braga Netto, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) e candidato à vice-presidência na chapa do hoje inelegível, foi preso preventivamente na semana passada. Ele é suspeito de tentar acessar dados da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, além de ser acusado pela Polícia Federal de articular um golpe de Estado após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.

A honraria em xeque

A Medalha Tiradentes foi entregue ao general em 2018, durante a intervenção militar na Segurança Pública do Rio de Janeiro, por sugestão do então presidente da Alerj, o petista André Ceciliano. A concessão, no entanto, é ainda mais polêmica diante do histórico recente do militar.

Ainda assim, na semana passada, o deputado estadual André Corrêa (PP) tentou conceder a Braga Netto mais uma homenagem: o Título de Cidadão Benemérito do Estado. A proposta, incluída na ordem do dia durante uma votação em bloco, foi retirada após protestos e a repercussão negativa.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 out 2025

Trump, tire as mãos da Venezuela!

É o momento de unidade em defesa da soberania da Venezuela contra a ameaça imperialista
Trump, tire as mãos da Venezuela!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores