Audiência pública rejeita privatização da Compesa: “A água não é mercadoria, é um direito humano”
Screenshot_20250117-104259~2

Audiência pública rejeita privatização da Compesa: “A água não é mercadoria, é um direito humano”

População pernambucana se mobiliza contra a proposta da governadora Raquel Lyra de privatizar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

Rafaela Ramos e Zuleika Matamoros 17 jan 2025, 10:47

Em uma audiência pública realizada neste 15 de janeiro na Câmara Municipal do Recife, diversos setores se manifestaram contra as intenções da governadora Raquel Lyra de privatizar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A proposta, apresentada como uma “concessão”, foi duramente criticada por sindicatos, organizações sociais e ativistas, que destacaram que transformar a água em mercadoria impactará de forma desproporcional as comunidades mais vulneráveis, especialmente as mulheres.

“A privatização da água atinge diretamente as famílias mais pobres, que já enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. Mas o impacto é ainda maior sobre as mulheres, que são as principais responsáveis por gerenciar a água em seus lares e comunidades”, afirmou Rafaela Ramos do Movimento de Esquerda Socialista do PSOL.

Com exemplos de privatizações fracassadas em outros estados, os participantes alertaram sobre os aumentos abusivos nas tarifas e a priorização de áreas mais rentáveis, deixando periferias e zonas rurais abandonadas, ao que Ramos enfatizou “Quando a água se torna mercadoria, as mulheres das comunidades vulneráveis carregam o peso de caminhar quilômetros para buscar água, garantir a higiene e cuidar de suas famílias, enquanto empresários enchem os bolsos”

A água não pode ser tratada como um bem de luxo. “Estamos falando de um direito humano essencial. Privatizar significa excluir aqueles que não podem pagar, e isso tem consequências diretas na qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, que já enfrentam inúmeras desigualdades. ”

Desde o MES fazemos um apelo urgente à resistência coletiva: “Defender a Compesa é defender a dignidade do nosso povo. A água não tem preço porque é vida, e a vida não pode ser mercantilizada. Se permitirmos essa privatização, serão as mulheres, os trabalhadores e os mais pobres que pagarão o preço mais alto.”

A audiência foi encerrada com uma declaração contundente: a água deve permanecer sob controle público, ser gerida com transparência e garantida para todos, sem distinção. “A água não se vende, porque vendê-la é vender nossa dignidade”.

Desde nossa corrente estamos determinados a promover uma campanha em contra da mercantilização de um Direto Humano como é o acesso à agua.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores