Luciana Genro cobra agilidade no chamamento dos aprovados da Fase no RS
Deputada-Luciana-Genro

Luciana Genro cobra agilidade no chamamento dos aprovados da Fase no RS

Quadro de funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo pode cair pela metade por aposentadorias

Mandato Luciana Genro 12 jan 2025, 09:00

Foto: Fernando Gomes/Divulgação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um ofício ao Diretor-Geral da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) solicitando informações detalhadas sobre o chamamento dos aprovados no concurso público de 2022.

A parlamentar questiona o andamento das etapas para a convocação dos candidatos ao cargo de Agente Socioeducador, destacando a necessidade de suprir o déficit de servidores na instituição.

“A convocação dos aprovados é essencial para garantir um atendimento público eficiente e comprometido com a sociedade, especialmente diante do déficit de pessoal. É inaceitável que nenhum aprovado tenha sido nomeado em dois anos,” destacou.

Em resposta a um pedido de informações feito anteriormente pela deputada, o governo respondeu que a partir de março de 2024 seria feito um levantamento para analisar as vagas existentes e necessárias. Porém, até o momento, não houve qualquer atualização.

Jian da Rosa, representante da Comissão de Aprovados do concurso da Fase-RS, destacou a preocupação com o atraso nas nomeações. Segundo ele, a última previsão do governo indicava nomeações ainda para dezembro, mas a conclusão das obras do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Osório, que justificaria as nomeações, já foi adiada três vezes e continua inacabada.

“Hoje, o déficit na instituição é de cerca de 500 servidores. Há unidades onde apenas dois agentes precisam cuidar de 20 adolescentes durante o turno da noite. Isso aumenta os riscos de agressões e coloca os servidores em situações vulneráveis”, alerta.

Segundo Jian, 52% dos servidores já têm tempo suficiente para se aposentar e mais de 140 aposentadorias foram concedidas judicialmente, agravando ainda mais a falta de pessoal.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi