Bancada do PSOL protocola PEC pelo fim da escala 6×1
Fim à escala x1

Bancada do PSOL protocola PEC pelo fim da escala 6×1

Proposta já conta com o apoio de 234 parlamentares de diferentes partidos e ideologias, um número significativamente superior ao mínimo de 171 assinaturas exigidas para que uma PEC comece a tramitar na Câmara

Redação da Revista Movimento 26 fev 2025, 11:40

Foto: Tatiana Py Dutra/Revista Movimento

A jornada de trabalho no Brasil pode estar prestes a passar por uma transformação histórica. Na terça-feira (25), a deputada federal Erika Hilton, juntamente com toda a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca eliminar a escala de trabalho 6×1, modelo que obriga os trabalhadores a atuarem seis dias por semana para ter direito a apenas um dia de descanso.

A proposta já conta com o apoio de 234 parlamentares de diferentes partidos e ideologias, um número significativamente superior ao mínimo de 171 assinaturas exigidas para que uma PEC comece a tramitar na Câmara. Esse avanço foi impulsionado por uma forte mobilização popular, com manifestações ocorrendo em diversas cidades do país e um intenso debate nas redes sociais.

O tema ganhou relevância nacional por meio do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador carioca Rick Azevedo (PSOL). O grupo defende que o modelo atual é exaustivo e prejudicial à qualidade de vida dos trabalhadores, dificultando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A PEC propõe um novo padrão para a jornada de trabalho no Brasil: um máximo de 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho e três dias de descanso. Essa mudança visa melhorar as condições laborais, aumentar a produtividade e proporcionar mais tempo para o convívio social, lazer e bem-estar dos trabalhadores.

Para que a proposta avance, é necessário o apoio de, pelo menos, 308 deputados na votação do plenário da Câmara. Caso seja aprovada, seguirá para o Senado, onde precisará do voto favorável de pelo menos 49 senadores.

O fim da escala 6×1 representa mais do que uma simples mudança na legislação trabalhista – trata-se de um avanço significativo na luta por melhores condições de vida para milhões de brasileiros. O debate sobre a valorização do tempo livre e o respeito ao descanso do trabalhador está cada vez mais forte, e a aprovação dessa PEC pode marcar um novo capítulo na história das relações de trabalho no país.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"