Proteção na folia: campanha reforça direitos de crianças e adolescentes no Carnaval
Iniciativa nacional alerta para a prevenção da violência sexual, do trabalho infantil e do consumo de álcool entre menores durante as festividades
Foto: Eurico Eduardo/ Agência CLDF
“Pule, brinque e cuide”. Foi com esse lema que crianças tomaram conta do foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na quinta-feira (27), marcando o lançamento da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2025. A ação, promovida pela Rede ECPAT Brasil e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Casa.
A campanha tem como objetivo combater a violência sexual contra crianças e adolescentes e o trabalho infantil, além de reforçar a importância da fiscalização na venda e consumo de álcool por menores. Também orienta sobre a notificação de desaparecimentos e incentiva a vacinação infantil, garantindo uma folia mais segura e protegida.
Durante o evento de lançamento, o Coletivo da Cidade organizou atividades voltadas ao público infantil. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Fábio Felix (PSOL), destacou a necessidade de garantir o acesso de crianças e adolescentes a políticas públicas.
“Lutamos o ano inteiro contra a ideologia do menor, que nega direitos a essa parcela da população. Mas a verdade é que eles têm potencial e fazem a diferença”, afirmou.
A conselheira tutelar Natty Vieira reforçou que o Conselho Tutelar estará atuando para garantir a proteção dos jovens no período carnavalesco. Já a ex-subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Perla Ribeiro, fez um apelo direto às crianças: “Se algo lhes causar desconforto, avisem um adulto de confiança e denunciem pelo Disque 100”.
A iniciativa convida sociedade civil, governos, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais e o setor privado a aderirem à campanha. Materiais de divulgação e conscientização estão disponíveis no site “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” (https://www.facabonito.org/carnaval). Entre os materiais disponíveis estão cartazes para eventos, peças para redes sociais, conteúdos educativos para escolas e até mesmo uma marchinha oficial para veiculação em rádios e festas carnavalescas.
Com informações da Agência CLDF