Assembleia do RS aprova projeto para garantir implementação total da Lei Kiss
Boate_Kiss

Assembleia do RS aprova projeto para garantir implementação total da Lei Kiss

Após anos de adiamentos, nova legislação estabelece prazo definitivo para cumprimento das regras de prevenção contra incêndios

Mandato Luciana Genro 26 mar 2025, 09:36

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou, na terça-feira (25), o Projeto de Lei Complementar 317/2021, de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL). A proposta, que visa garantir a aplicação total da Lei Kiss, impede que os governadores continuem adiando, por decreto, a sua total implementação, algo que, apesar da lei ter sido sancionada há mais de uma década, ainda não aconteceu completamente. O PLC foi aprovado com 44 votos favoráveis e nenhum contrário.

Após a tragédia que atingiu Santa Maria e vitimou 242 jovens em 2013, a Assembleia Legislativa aprovou regras mais rígidas para os PPCIs (planos de prevenção contra incêndios) nos prédios. A legislação deveria entrar em vigor em 2018, mas até agora isso não aconteceu, devido a uma mudança aprovada pela Assembleia, em 2016, que permitiu que novos adiamentos fossem feitos com base em decretos.

O Projeto de Lei Complementar foi elaborado após Luciana Genro ter coordenado a Comissão de Representação Externa que acompanhou as investigações sobre o incêndio que atingiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) em 2021. O relatório final produzido pela deputada mostrou que diversos prédios públicos ainda não estavam em conformidade com as exigências da lei em razão desses adiamentos, incluindo o da SSP, que não tinha PPCI.

“Este projeto não é apenas uma medida técnica ou burocrática, ele é uma resposta a uma tragédia, para que episódios como esse não se repitam. Tenho acompanhado de perto as falhas na implementação da Lei Kiss e foi possível constatar uma série de lacunas perigosas no sistema. Não podemos continuar permitindo que a segurança da população seja deixada de lado”, pontuou a deputada.

Com o PLC 317/2021, fica estabelecido um prazo após o qual não serão permitidos novos adiamentos, com uma data fixa e impositiva para a aplicação total da Lei Kiss. “Nossa responsabilidade é com a vida e com o bem-estar dos cidadãos gaúchos, e este projeto é uma ferramenta essencial para evitar que tragédias como a da boate Kiss se repitam. Dedico essa aprovação a todos os sobreviventes do incêndio da Kiss, aos familiares de vítimas dessa tragédia, assim como aos bombeiros que morreram no incêndio da SSP-RS e às onze vítimas da Pousada Garoa”, finalizou Luciana Genro.

A relatora na Comissão de Constituição e Justiça, deputada Delegada Nadine, propôs uma emenda estabelecendo o prazo de até 2030 para que a Lei Kiss entre totalmente em vigor, a qual foi aceita pela proponente e apresentada pelo Governo no dia da votação, sendo aprovada junto com a proposta em plenário.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores