Ato bolsonarista pró-anistia é um fracasso
whatsapp-image-2025-03-16-at-12.08.10

Ato bolsonarista pró-anistia é um fracasso

Manifestação pró-anistia reuniu público abaixo do esperado; mobilização da esquerda no dia 30 de março promete pressão contra o perdão a golpistas

Tatiana Py Dutra 17 mar 2025, 09:44

Foto: Manifestação bolsonarista em Copacabana. (Custodio Coimbra/Reprodução)

A tentativa da oposição de demonstrar força nas ruas em defesa da anistia para os condenados e processados pelos ataques criminosos de 8 de janeiro de 2023 teve um resultado aquém do esperado. A manifestação bolsonarista deste domingo (16), no Rio de Janeiro, fracassou em atrair a multidão de 1 milhão de pessoas prometida, expondo o enfraquecimento da mobilização pela aprovação do projeto de lei.

Enquanto a Polícia Militar do Rio de Janeiro apontou um público de 400 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) contabilizaram apenas 18 mil.

“O ato bolsonarista de hoje foi um fracasso! Mais do que nunca, precisamos reforçar a mobilização pela prisão de Bolsonaro e de todos os golpistas. Sem anistia!”, declarou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Diante desse cenário, movimentos de esquerda anunciaram uma nova manifestação para o dia 30 de março, com o objetivo de pressionar o Congresso a rejeitar qualquer tipo de anistia aos envolvidos nos ataques. O ato ocorrerá na Avenida Paulista, em São Paulo, e deve contar com a participação de parlamentares, juristas e organizações da sociedade civil contrárias ao perdão aos golpistas.

No Congresso, o projeto de anistia já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas ainda não tem data para ser votado no plenário da Casa nem no Senado. A proposta interessa diretamente aos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e aos grupos que participaram da tentativa de golpe. Caso avance no Legislativo, opositores garantem que levarão o tema ao Supremo Tribunal Federal (STF), apostando na inconstitucionalidade da medida.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores