Comícios de Sanders reúnem dezenas de milhares enquanto sindicatos preparam protesto nacional nos EUA
Bernie Sanders And Alexandria Ocasio-Cortez Hold A Rally In Denver

Comícios de Sanders reúnem dezenas de milhares enquanto sindicatos preparam protesto nacional nos EUA

Com Donald Trump e Elon Musk continuando a agir contra os sistemas de bem-estar social e os sindicatos, a resistência está crescendo em diferentes formas e tomando as ruas de todo o país

Dan La Botz 31 mar 2025, 12:09

Foto: Manifestação contra Trump convocada por Bernie Sanders. (Chet Strange/Getty Images)

Via International Viewpoint

O senador Bernie Sanders está em uma campanha nacional “Fighting Oligarchy Tour” (Turnê de Combate à Oligarquia), atraindo dezenas de milhares de pessoas para seus comícios, onde ele fala com veemência contra o presidente Donald Trump, o Partido Republicano e os bilionários que agora dominam a política dos EUA. Com a música “Power to the People” nos alto-falantes, ele sobe ao pódio e, como sempre, fala em nome dos 99% e condena o 1% que, trabalhando com Trump, está assumindo o controle do país.

Sanders, um político independente que concorreu à presidência duas vezes nas primárias do Partido Democrata, está acompanhado por Alexandria Ocasio-Cortez, uma democrata que representa um distrito da cidade de Nova York no Congresso dos EUA, enquanto realizam comícios em estados dominados por democratas e republicanos. Tanto Sanders quanto Ocasio-Cortez são socialistas democráticos que fazem parte da ala esquerda progressista do Partido Democrata.

As pessoas que comparecem aos comícios de Sanders estão irritadas com Trump, decepcionadas com o Partido Democrata e procurando alguém que fale, não por elas, mas com elas. Como diz Sanders, “Não sou eu, somos nós”. Sanders diz às multidões: “Podemos nos organizar em nível de base. Podemos nos tornar sindicalistas fortes. Não vamos deixar que a classe bilionária tenha todo o poder. Nossa mensagem para eles é: As pessoas lutaram e morreram para criar uma sociedade democrática. Vocês não vão tirá-la de nós”.

Sanders está conclamando as pessoas a criarem um movimento que possa defender a seguridade social, o Medicaid e a educação pública, bem como os trabalhadores federais e seus sindicatos que estão sendo atacados. Sanders também está planejando forçar votações no Senado para bloquear US$ 8,8 bilhões em armas para Israel. “Netanyahu (o primeiro-ministro israelense Benjamin) violou claramente as leis americanas e internacionais nessa guerra brutal, e precisamos acabar com nossa cumplicidade nessa carnificina”, diz Sanders.

A situação dos trabalhadores federais é particularmente terrível. Com o poder de Trump, Musk demitiu cerca de 40.000 funcionários federais. E, em 27 de março, Trump assinou uma ordem executiva acabando com a negociação coletiva, ou seja, destruindo efetivamente os sindicatos de dezenas de milhares de outros. Vários sindicatos nacionais estão convocando seus membros a comparecerem em massa aos protestos “Hands Off Our Union!” (Tire as mãos do nosso sindicato!) em cidades de todo o país no dia 5 de abril.

Um desses sindicatos, o Communication Workers of America, escreveu:

Nossos empregos e nossa liberdade de negociar contratos estão sob ataque. Os bilionários estão dando as ordens em Washington, levando a demissões em massa, cortes no financiamento de pesquisas sobre o câncer, novos obstáculos para os beneficiários da Previdência Social e o desmantelamento das agências independentes que responsabilizam os empregadores quando eles violam nossos direitos…. Quando nossos empregadores violam nossos acordos de negociação coletiva, quando se recusam a negociar contratos justos, quando impedem que os trabalhadores se organizem para se filiar ao nosso sindicato, usamos todas as ferramentas que temos para proteger nossos direitos.

Os trabalhadores federais de uma grande variedade de agências que enfrentaram cortes e demissões em massa têm sido particularmente ativos nos protestos contra Trump e contra seu capanga, o bilionário Musk. Os funcionários federais estão divididos entre vários sindicatos, como a Federação Americana de Funcionários do Governo e o Sindicato Nacional dos Funcionários do Tesouro, entre outros. E nem todos os trabalhadores federais fazem parte de sindicatos. Assim, os ativistas dos trabalhadores criaram uma nova organização, a Federal Unionists Network, para ajudar a trazer os trabalhadores para os sindicatos e para a ação.

Portanto, temos um movimento político inspirado e liderado por Bernie Sanders e um movimento de trabalhadores formado principalmente por servidores federais, dois movimentos que, se continuarem a crescer e convergir, poderão dar um significado real ao termo “a resistência”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores