Deputadas denunciam secretário de Cultura de Canoas por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder
intolerância

Deputadas denunciam secretário de Cultura de Canoas por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder

Titular da pasta proibiu que as escolas de samba locais apresentassem enredos abordando temas relacionados a religiões de matriz africana, negritude e a comunidade LGBTQIA+

Mandato Fernanda Melchionna 4 mar 2025, 08:00

Foto: Freepik

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acionou a Procuradoria de Justiça do Rio Grande do Sul solicitando que se abra uma investigação contra o secretário de Cultura e Turismo do município de Canoas, Wolmar Pinheiro Neto, por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder. A ação também é assinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS), pelo presidente do PSOL Canoas, Almiro Rodrigo Gehrat, e pelo vice-presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas (Aesc), Daniel Scott Azeredo.

A Aesc denunciou que, em uma reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo sobre os desfiles das escolas de samba, realizados sem recursos públicos, o titular da pasta teria informado que estava terminantemente proibido que as escolas de samba locais apresentassem enredos abordando temas relacionados a religiões de matriz africana, negritude e a comunidade LGBTQIA+. Este tipo de veto configura violação dos direitos de liberdade de expressão e manifestação artistica, liberdade religiosa, e viola os princípios da igualdade racial e combate ao racismo e da proibição de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, a representação também aponta abuso de poder.

A Fenasamba também formalizou uma denúncia pública alegando que a medida da secretaria configurava censura e violava a liberdade de expressão artística e cultural, além de desrespeitar a valorzação das culturas afro-brasileiras e LGBTQIA+.

“As ‘proibições’ que o secretário de Cultura de Canoas teria aplicado às escolas de samba são, na verdade, atos criminosos de racismo, intolerância religiosa, homofobia e abuso de poder. O Carnaval é uma manifestação popular artística que reflete a diversidade e a realidade do povo, é inadmissível que haja veto ou proibição sobre as temáticas abordadas pelas escolas. Queremos que haja uma investigação séria sobre a conduta do secretário”, afirma Fernanda.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"