PSOL aciona Justiça contra Tarcísio por uso de aeronave pública em ato bolsonarista
Tarcísio de Freitas

PSOL aciona Justiça contra Tarcísio por uso de aeronave pública em ato bolsonarista

Parlamentares pedem anulação de decreto e reembolso aos cofres públicos pelo deslocamento do governador

Tatiana Py Dutra 21 mar 2025, 09:54

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Enquanto milhares de brasileiros lidam com transportes públicos lotados e passagens aéreas caríssimas, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), utilizou uma aeronave do governo estadual para participar do fracassado ato político pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro. O uso do bem público gerou reação imediata: as bancadas feministas do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara Municipal da capital acionaram o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra o governador.

Na ação, as parlamentares pedem a anulação do decreto que permite o uso de aeronaves do Estado para deslocamentos pessoais, argumentando que bens públicos não devem custear a participação de autoridades em eventos políticos de viés ideológico. Além disso, caso a Justiça aceite o pedido, o PSOL exige que Tarcísio reembolse os cofres públicos pelos gastos da viagem.

O partido também cobra total transparência sobre a utilização do avião, solicitando a divulgação da lista de passageiros e o detalhamento de todos os custos envolvidos no voo, incluindo despesas com equipe e operação da aeronave.

O decreto estadual de 2004, citado pelo governo como justificativa para a viagem, não pode servir como carta branca para a promoção pessoal ou para a participação em eventos políticos financiados com dinheiro da população, defendem as parlamentares.

Contra o STF e a democracia

No evento convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo fez um discurso marcado por críticas ao atual governo federal e ao STF. Entre outras barbaridades, ele defendeu ser preciso “libertar o Brasil da esquerda”, conceder anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e ainda questionou a inelegibilidade de Bolsonaro, sugerindo que a decisão teria sido motivada pelo “medo de perder a eleição”.

O governador reiterou seu apoio à candidatura do ex-presidente, classificando Bolsonaro como “o melhor presidente da história”. Suas declarações sinalizam um movimento de aproximação com a base bolsonarista, contrastando com sua postura mais moderada em aparições recentes ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores