Reincorporação de Sandro Pimentel como militante pleno e dirigente do MES, juntamente com outros quadros importantes
image_processing20200201-29235-172dy1p

Reincorporação de Sandro Pimentel como militante pleno e dirigente do MES, juntamente com outros quadros importantes

O dirigente potiguar, assim como outros importantes quadros políticos do Rio Grande do Norte, são reincorporados ao MES/PSOL

Executiva Nacional do MES/PSOL 14 mar 2025, 08:02

Foto: Sandro Pimentel. (Reprodução)

Sandro Pimentel é um quadro político forjado no MES e referência histórica da corrente no Rio Grande do Norte há quase 25 anos. Líder sindical, foi vereador de Natal e deputado estadual. Foi cassado num processo de perseguição da burguesia potiguar, mas seguiu na militância construindo o PSOL.
No último processo eleitoral em Natal, divergências sobre a tática eleitoral para a prefeitura aprofundaram uma divisão no MES do Rio Grande do Norte e acabaram levando Sandro e outros dirigentes a serem excluídos dos organismos da corrente em nível nacional.

Passado o calor da luta interna e o próprio processo eleitoral, o secretariado nacional do MES resolveu rever seu procedimento. Embora não exista um balanço comum sobre essa divergência política e metodológica, o secretariado nacional reavaliou a exclusão, em especial de Sandro, Thazia que é líder sindical e Damião que é dirigente do MNT e procurou esses camaradas propondo-os a reincorporação ao MES.

Nessa discussão sobre reincorporação reafirmamos a necessidade de uma base política comum de defesa da independência de classes e a não participação no governo petista de Fátima. Tal ponto foi reafirmado, assim como ficamos de estabelecer um protocolo de funcionamento de duas regionais do MES no Rio Grande do Norte funcionando de modo autônomo, ambas acompanhadas pela direção nacional, mas com funcionamento e políticas próprias. E devem funcionar sem ataques públicos entre si de nenhum tipo.

Em nenhum momento tivemos diferenças de moral e nossa defesa do programa comum levou a direção do MES a buscar o camarada que junto com outros valorosos militantes retomam sua militância no MES plenamente, com sua participação na coordenação nacional e na executiva nacional do MES. Sandro participou ativamente das conversas para a superação dessa crise, assim como o grupo que manteve-se como MES no Rio Grande do Norte esteve informado e debatendo desde o início o problema. Com a concordância de Sandro e dos camaradas que o acompanharam, o secretariado nacional do MES apresenta à Executiva Nacional a resolução da questão nos termos acima descritos para superação deste episódio crítico do qual acreditamos termos saído mais fortes para encarar a construção do MES no Rio Grande do Norte e esperamos que mais cedo do que tarde se possa também unificar a própria regional.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores